Sucesso de Rodrigo Caio no Flamengo gera lucro ao São Paulo

Bom para todo mundo. Felicidade para os amores atuais e benefício até para o ex.

O casamento entre Rodrigo Caio e Flamengo tem sido perfeito, e quem vai lucrar com isso no fim de 2019 é o São Paulo. O zagueiro atingiu meta estipulada em contrato, e o Rubro-Negro irá exercer (com muito prazer) a cláusula obrigatória de compra de mais 15% dos direitos econômicos do jogador por 1 milhão de euros (R$ 4.5 mi na cotação atual). Matemática que, ao que tudo indica, será repetida em 2020.

Desta maneira, o Flamengo passará a ter 60% dos direitos econômicos de Rodrigo Caio na virada do ano e pretende comprar mais 15% no decorrer do ano que vem, caso o zagueiro novamente atinja meta estipulada em contrato, totalizando 75%. Outros 15% seguirão com o Tricolor paulista para uma venda futura e 10% pertencem ao jogador.

Entenda a matemática

  • Situação de momento: Flamengo 45%, São Paulo 45%, jogador 10%
  • Cláusula de 2019: Rodrigo Caio atinge 4 mil ou mais minutos, e o Flamengo paga 1 milhão de euros por mais 15%
  • Cláusula de 2020: se o zagueiro alcançar a meta, o Flamengo paga o mesmo valor por mais 15%
  • Cláusula de saída: a partir de janeiro de 2021, se o Flamengo receber proposta de 12 milhões de euros ou mais e não vender, tem que comprar os 15% do São Paulo pelo valor proporcional da oferta. Em caso de venda o repasse do valor equivalente é natural.

Esmiuçada a divisão, vamos aos termos do contrato que tem deixado todas as partes felizes em 2019. Na transação pelos 45% de Rodrigo Caio por cerca 5 milhões de euros, em dezembro do ano passado, ficou traçada a meta de 4 mil minutos por temporada para que o Flamengo se visse obrigado a pagar 1 milhão de euros ao São Paulo por mais 15% nas duas primeiras temporadas. Neste ano, a missão já foi cumprida.

Em 47 partidas, todas como titular, o defensor vestiu a camisa rubro-negra por 4.124 minutos. A obrigatoriedade, por sua vez, vai ao encontro do que já era planejamento do clube carioca de exercer não só a primeira parte da cláusula como também a que se refere ao ano que vem.

O departamento de futebol do Flamengo avalia a performance de Rodrigo Caio como excepcional e o coloca como jogador de enorme potencial de retorno técnico e financeiro para futuras ações no mercado – esta segunda parte é compartilhada pelos paulistas. O Rubro-Negro só aguarda o desenrolar da temporada para discutir com o São Paulo a forma de concluir a transação.

Há a possibilidade de o Flamengo se antecipar e adquirir de uma só vez os 30% por 2 milhões de euros, o que o clube do Morumbi vê com bons olhos, pois receberia o dinheiro da segunda cota com adiantamento de um ano e está disposto a conversar para negociar. O tema, no entanto, será tratado apenas após o Brasileirão e a Libertadores.

Rodrigo Caio no Flamengo

  • 47 jogos (todos como titular)
  • 4.124 minutos em campo
  • 4 gols marcados

Rodrigo Caio, de 26 anos, tem contrato com o Flamengo até o fim de 2023 e mesmo a partir de 2021 há condições em consenso com o São Paulo. O Tricolor manterá pelo menos 15% dos direitos do zagueiro e acredita em lucros futuros.

O acordo que levou o defensor ao Ninho do Urubu prevê ainda uma cláusula de saída a partir de janeiro de 2021 que diz: caso chegue uma proposta de 12 milhões de euros ou mais e o Flamengo opte por não negociá-lo, tem a obrigação de comprar os 15% finais do São Paulo pelo montante proporcional na oferta. Se vender, o repasse do valor é natural.

O São Paulo acredita que o Flamengo poderá querer tirar essa cláusula de saída de 2021 como contrapartida ao possível pagamento adiantado da segunda cota anual referente aos 15% de 2020. Isso, no entanto, teria de ser negociado entre os clubes.

De qualquer maneira, o contrato bem amarrado satisfaz as três partes: Flamengo, São Paulo e Rodrigo Caio.

Fonte: Globo Esporte

13 comentários em “Sucesso de Rodrigo Caio no Flamengo gera lucro ao São Paulo

  1. A verdade e que viramos um cemiterio de jogadores,
    nao importa se e formando aqui ou contratado.
    Nada da mais certo pelos lados do Morumbi,
    creio que nao sao os torcedores, que tem todo o direito de criticar seus craques quando nao vao bem ou nao rendem conforme.
    O certo e viramos faz uns dez anos um timinho di mierda que nao faz juz a suas origens. Motivo principal, os diretores, conselheiros e principalmente a direcao seus presidentes e vices que nao sabem lidar, com um time do nosso tamanho, e ficam refens de diretores de esportes omissos. Contratam qualquer refugo sem retorno financeiro ou produtividade em campo, e vendem promessas sem antes testa-los com eficiencia. Nao somos nos os torcedores que temos o poder, quem tem o poder, nao o executa de forma eficiente, o executam a favor de seus bolsos. Entao vejo a briga entre nos, fico aborrecido por tamanha incoerencia. Da-lle le KU $ cia + confie em mim, voces sao mesmo, um desastre, para nos e claro, nao para voces.

  2. Estava na cara que o Rodrigo Caio iria para o outro time e iria arrebentar.
    Certos cornetas já queimaram Kaká, Luís Fabiano, Casemiro…
    É como falaram aí, pega os números do cara, sempre regular…será campeao brasileiro e da libertadores.

  3. Por isso que venho ler os comentários aqui no TW.
    Aqui vejo a torcida do São Paulo, com algumas exceções…Chega dos modinhas, chega do torcedor que joga contra, chega do torcedor que não sabe separar o certo do emocional.
    Estamos olhando o bem da instituição…o nosso patrimônio…valorizando a base, as crias de casa, e quando eles agem mal…a critica sobre o comportamento, sobre a entrega.
    Fica profundamente decepcionado quando ouço dos modinhas que o jogador era de condomínio, ou que é nutella, é simplesmente ridículo.
    Seja feliz e vamos olhar com correção para os profissionais que se empenham com a camisa do clube.

  4. Vi citarema alí: “quando pega um atacante qualificado, falha feio”.
    Já vi Maldini, T. Silva falharem… arrumem outra desculpa pfv!
    Ps: ah; tomara q ele seja feliz e campeão bem longe do SP msm, ele merece!!

    • Esse episódio serviu para mostrar que VOCÊ não entende nada de bola. O cara foi titular com todos técnicos que passaram pelo clube, inclusive Muricy, e ainda foi convocado diversas vezes. Olhando os números de desarmes e passes, estava claro que ele era bom zagueiro.

      Perseguir o cara porque foi honesto ou porque ele é “garoto de condomínio” não é demonstração de amor ao clube ou de conhecimento de “bola”, é só sinal de problemas emocionais….

  5. Entao, o “jogador de condominio; o craque nutela” esta pra ser o campeao da libertadores (logico que os modinhas vao torcer pro River, afinal o Prato e reserva la),
    Pro S.Paulo o atleta náo servia, ja que o cara e honesto e tem farplay; e o pior, e cria de Cotia, coisa imperdoavel para jovens atletas que vestem nossa camisa.
    Mas nada a reparar; e apenas mais um em meio de tantos que torcedores de resultados ja escorracharam do Morumbi.
    Certos torcedores merecem a diretoria que tem!!!

  6. Se não é ótimo, é bom jogador, tem técnica, entende muito bem a tática do jogo, tem bom passe, é o típico jogador que em um time bem montado cresce em compensação em um time pessimamente montado, afunda, e no rastro dele vem mais vejam que já estão queimando Antony, Toró, Shaylon, os meninos não são super craques então precisam de tempo e calma para fazer a transição base/profissional mas tempo é justamente o que não temos.

  7. Um monte de torcedores mimados perseguiram ele, bando de crianças que não sabem lidar com a derrota sem birra.

    Não passa pela cabeça dessa gente que em um time fracassado pode haver bons atletas. Nada disso! Perdeu? Então ninguém presta!.

    Debati aqui, no Tricolorbaweb, várias vezes o desempenho do Rodrigo Caio. Apresentei os números de desarmes e passes certos, que estavam entre os melhores do Campeonato Brasileiro. Deram de ombros para os números e focaram no fato de ele ter sido honesto com o adversário….

  8. É por isso que nossa torcida virou uma modinha.
    Dão valor aos outros.
    O cara joga muito.
    Jogador moderno, zagueiro firme, não tem chinelinho, técnico…Jogador pra Europa, só não está la, pela incompetência do São Paulo de seus diretores.
    A torcida esta fazendo isso há anos…queimando nossas revelações…
    Foi-se o tempo em que a nossa torcida era menor, mas era atuante e apaixonada por tudo que pertencia ao clube.
    Hj, só modinhas, que estão vendo o jogador jogar, muito, ser amado pela maior torcida do Brasil mas por despeito ainda o consideram limitado…rs
    Está cheio de gênios da bola.
    Infelizmente.
    Vão vender bem o moleque e a gente vai continuar fazendo M***
    Parabéns diretoria.
    Ah!
    Por quê os modinhas não queimam o Luan o Liziero e o Antony?
    Ah já começaram né….parabéns!

  9. Apesar de estar indo bem no flamengo ainda considero jogador limitado, que quando pega um time com atacantes qualificados seu Rodrigo Caio falha e feio.
    Para nos vai ser uma boa vai entrar uma grana a mais.
    Rodrigo Caio era o jogador descontente que nao estava mais dando certo no sao paulo melhor foi sair mesmo, e por sorte ele comecou a jogar bem e teve algumas falhas que nao prejudicaram o Flamengo na classificacao senao ele ia ver aquela massa de torcedor no pé dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*