São Paulo volta ao Morumbi, mas não sabe onde está a torcida

Na última temporada, o São Paulo marcou média de 22.106 torcedores por jogo no Morumbi. No último domingo, no clássico pelo Paulistão contra o Corinthians – atualmente o maior rival –, o clube viu apenas 18.720 espectadores nas arquibancadas. Nesta quinta-feira, às 19h30, também pelo campeonato estadual, o clube volta a seu estádio para enfrentar o São Bento. Promessa de um público pouco expressivo, que nem a diretoria sabe explicar exatamente por que está mais longe do Morumbi em 2015.

Até aqui, nesta temporada, o São Paulo jogou cinco vezes como mandante: três no Morumbi e duas no Pacaembu, nos primeiros jogos do ano. A média geral de público em 2015 é de 13.432 torcedores. No Morumbi, até agora, a média é de 15.060. Contando que um dos jogos foi um clássico para o qual se esperava público muito maior, os números são significativamente menores que os do ano passado. A diretoria, no entanto, acredita que isso irá mudar à medida que o clube avance nas competições que está disputando.

“Não sei, aí depende. Começa a pensar situação do próprio mercado, situação do povo brasileiro. A média histórica dos três últimos anos foi 22 mil”, diz Osvaldo Vieira de Abreu, vice-presidente de administração e finanças do São Paulo, ao ser questionado sobre as possíveis causas do afastamento do torcedor do estádio.

Apesar dos argumentos, o fenômeno decrescente no Morumbi não se observa nos estádios rivais, de Corinthians e Palmeiras. No Paulistão, por exemplo, o São Paulo tem média de apenas 12.626 torcedores por jogo. Os rivais têm levado quase o dobro de espectadores a seus estádios: 27.443 em Itaquera, e 26.535 no Allianz Parque, segundo números do Footstats. A diretoria do São Paulo usa o Palmeiras como exemplo para argumentar.

“Lá existe um estádio novo, que todos querem conhecer. Um novo espaço. Eu acho que na hora que o São Paulo começar a avançar… No Paulista a gente já vê classificação com certeza para a próxima fase. Os jogos hoje são apresentados direto na TV ou pay-per-view, isso também tem muita influência”, diz Vieira de Abreu.

Para a partida desta quinta-feira, Muricy Ramalho não relacionou o meia Paulo Henrique Ganso e testará um São Paulo sem um meio-campista responsável pela armação de jogo. O time que entrará em campo deverá ter: Rogério Ceni, Auro, Lucão, Edson Silva e Carlinhos; Denilson, Thiago Mendes, Michel Bastos e Centurión; Alan Kardec e Alexandre Pato.

No estádio nesta quinta-feira, a equipe deverá ouvir mais uma vez protestos da principal torcida organizada do clube, que tem criticado o técnico Muricy Ramalho, o gerente de futebol Gustavo Vieira de Oliveira e, agora, o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro. Os torcedores comuns têm mostrado apoio a Muricy, em contraste.

 

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X SÃO BENTO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 12 de março de 2015, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho
Assistentes: Alberto Poletto Masseira e Eduardo Vequi Marciano

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Auro, Lucão, Edson Silva e Carlinhos; Denilson, Thiago Mendes, Michel Bastos e Centurión; Alan Kardec e Alexandre Pato
Técnico: Muricy Ramalho

SÃO BENTO: Henal, Alex Reinaldo, João Paulo, Wanderson e Marcelo Cordeiro; Renan Teixeira, Éder, Giovanni e Éder Loko; Renan Mota e Romário
Técnico: Paulo Roberto Santos

 

Fonte: UOL Esporte

13 comentários em “São Paulo volta ao Morumbi, mas não sabe onde está a torcida

  1. A torcida não é idiota, tem que boicotar mesmo, ainda mais depois da declaração desastrosa do Sr. Ataide o nervosinho, engraçado que na Fox quando deu uma de suas entrevistas, pediu desculpas a um gambazinho por ser mau criado com ele, no entanto, até hoje não se desculpou com sua própria torcida. Eu comprei o ingresso de hoje, mas não irei ao jogo, ajudo o clube, mas não vou ver um time que vai ganhar e iludir sua torcida. Queremos padrão de jogo, jogadas ensaiadas, disposição dos atletas.

  2. Somos poucos que presenciamos todos os jogos independetemente do produto servidos.
    Apresentando um time bem trenado, com garra de ganhador, o publico lotara o Morumbi, eu garanto.
    Simples ,nosso presidente lembrara os atitudes do seu pai por exemplo, eu lembro com muito saudade.

  3. A TORCIDA ESTÁ ESPERANDO VER EM CAMPO UM TIME DE FUTEBOL, COM ESQUEMA TÁTICO, JOGADAS ENSAIADAS, JOGADORES SABENDO O QUE FAZER, SEM FICAR TROCANDO BOLA NA DEFESA, COM UM MEIO DE CAMPO QUE MARQUE E DESARME, OS LATERAIS MARCANDO, O CENTROAVANTE RECEBENDO BOLAS PARA COLOCAR NO GOL. QUANDO O TIME ESTIVER FAZENDO ISSO A TORCIDA VAI VOLTAR. CHEGA DE DESCULPAS DO TÉCNICO DIZENDO QUE O CENTURION É TIMIDO, ETC. O TÉCNICO NÃO É PSICÓLOGO É TÉCNICO E SUA OBRIGAÇÃO E MONTAR UM TIME COM ESQUEMA E DEFINIR 11 TITULARES, TEM QUE DEIXAR JOGAR OS GAROTOS DA BASE, TEM QUE COLOCAR VOLANTE QUE MARQUE. QUANDO ESTIVER ACONTECENDO ISSO A TORCIDA VAI VOLTAT COM CERTEZA, NÃO AGUENTAMOS MAIS DESCULPAS DO TÉCNICO E DE ALGUNS JOGADORES COMO O SOUZA, GANSO, E OUTROS.

    • Infelizmente na’o sa’o muirici e comissa’o tecnica que ira’o fazer acontecer
      esse conto de fadas. Ontem vi Boca, Palmeiras e Santos ele tem o que na’o temos inclusive o glorioso Ricardo esse de Oliveira, nosso velho conhecido.
      Deixei de amar todos estou me enervando ate comigo por me achar ta’o exigente,
      mas na’o e’ isso, sei que tem muita coisa errada, e ninguem cobra,
      parece que murici e’ o dono do pedaco, principalmente quando vem com seu refra’ozinho enganador.
      !!!!!!!!!!! Meu PaPai !!!!!!!!!!!!!!

      com elel na’o iremos a lugar nenhum, murici ja era.

  4. Acho que ter técnico e um time competitivo, bem treinado, com boas jogadas, incentiva o pessoal a ir para o estádio.

    Agora, time montado só no papel, sem esquema tático, sem jogada e que não marca nem joga, com os jogadores correndo errado pra qualquer lado sem coordenação nenhuma e desorganizado na marcação, não dá pra ver nem pela TV.

    Precisamos de um técnico

  5. A torcida aparece quando principalmente temos um time aguerrido, tecnico
    e bem treinado, precos compativeis ou na’o, mas ao menos respeito ao torcedor.
    Quanto aos precos joguinhos treinos como o de hoje deveriam mesmo
    ser precos de liquidaca’o tipo 1,99.
    Vi os jogos de ontem do Boca, Santos e Palmeiras gente demorei pra comecar
    a bater nessa comissao’zinha e trenero mas na’o vou parar pois o que se
    ve e’ assustador, esses outros alem de vontade, que o murici tira quando aparece
    alguem acima do que permiti, ele quer tirar, RASSSSSSSSSSSSA,
    TATICA inexistem, correcoes de fundamentos mau aplicados inexistem e sobram
    nesses adversarios, na’o que sa’o melhores, mas tem melhores padro’es
    de posicionamento e treinamentos.
    Ficamos com medalho’es superados e donos do pedaco, ( Ricardo Oliveira detonando, nosso 9 dos 200 gols inuteis na’o serve nem pra amarrar sua xutera) enta’o minha paciencia
    se foi.
    Ainda dependemos so’ de no’s e mais ninguem, mas a inercia operante
    vai continuar, enta’o, um abraco.

  6. Olha é bom a torcida ir ao estádio e incentivar o time contra o San Lorenzo, pois se perdermos ou empatarmos, estaremos praticamente fora. Ou o que vocês achama que vai acontecer no jogo da volta entre SCCP x San Lorenzo ???????

    • Todos os jogos contam na libertadores. O corinthians quer ter a melhor campanha, não vai entregar jogo nenhum. Se não nos classificarmos será por incompetência nossa!

      • Infelizmente Neves, dependemos de um trenero ultrapassado com todos
        os problemas na’o corrigidos e zero de treinamentos taticos e de erros.
        Talvez na’o ganhemos do SAN LORENZO nem aqui, com esse trenero
        no comando. Temos obrigaca’o de ganhar mas com o apresentado ate’
        agora, so’ se o luisito pipokkkka estiver endiabrado.

      • Amigo, se o Tricolor depender do resultado positivo do SCCP, você tem dúvidas das reais possibilidades de uma entrega? Já se esqueceu daquele fatídico jogo contra o Flamento em Campinas, no estádio do Guarani?
        Está certo de que o treinador atual é o Tite, qual tem muita ética e, com certeza, não se permitiria a esse tipo de falcatrua, mas pressão em jogadores podem vir de outros lugares…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*