São Paulo pode ter sete jogos seguidos de mata-mata

Depois de jogar com a equipe reserva e pouca motivação no último domingo, o São Paulo agora pode ter sete partidas decisivas em sequência. Até a estreia no Brasileirão, dia 26 de maio, a equipe só atuará em mata-matas.

São três jogos garantidos: Penapolense, domingo, às 18h30, no Morumbi, pelas quartas de final do Paulistão Chevrolet e os dois das oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético-MG. Antes do Campeonato Brasileiro iniciar, ainda serão disputadas as finais do Estadual e a primeira partida das quartas de final da Libertadores.

A sequência de compromissos nesse sistema de disputa poderia trazer preocupação até o ano passado. O clube viveu um longo jejum de conquistas nesse tipo de torneio, mas o título da Copa Sul-Americana colocou um ponto final na ferida que incomodava aos são-paulinos.

Foram incríveis 17 campeonatos consecutivos em que o Tricolor foi eliminado no confronto direto com um adversário. A última conquista havia sido em 2005, no Mundial de Clubes, na vitória contra o Liverpool (ING), no Japão.

A má fase foi interrompida pelo atual grupo. Em relação ao time que venceu o Tigre (ARG) no fim de 2012, a atual escalação titular de Ney Franco tem apenas três mudanças. Lúcio no lugar de Rhodolfo, Carleto na vaga de Cortez e Ganso como substituto de Lucas. Três jogadores que, além de não mudarem o perfil vitorioso da equipe, agregam com outros títulos.

E o técnico são-paulino tem bom desempenho em competições de mata-mata. Ele coleciona oito troféus na carreira, sendo que apenas dois em pontos corridos. Pelo Tricolor, ganhou o que disputou e está vivo no Paulista e Libertadores.

No clube desde 1990, Rogério Ceni já viveu fases áureas como também ouviu da torcida que o time era pipoqueiro. Em seu último ano, quer mais títulos para o currículo.

Títulos da carreira Ney Franco

– Ipatinga
Surpreendeu ao desbancar o Cruzeiro na final do Mineiro-05.

– Flamengo
Pelo Fla, foi campeão carioca em 2006 e da Copa do Brasil em 2007, todos com partidas de mata-mata.

– Coritiba
Campeão paranaense e da Série B do Brasileiro em 2010. Único clube com o qual não conquistou títulos com fases de mata-mata.

– Seleção Brasileira
Com a Amarelinha sub-20, venceu o Sul-Americano e o Mundial em 2011, além de títulos de menor expressão.

– São Paulo
Em 2012, seu primeiro ano no clube, venceu a Copa Sul-Americana.

Diretoria atenta para desgastes

O São Paulo está atento à possibilidade de ter de jogar várias partidas decisivas em sequência. Ontem, na sede da Federação Paulista de Futebol, após a definição das datas das quartas de final,  Adalberto Baptista comentou a maratona do Tricolor.

– Temos uma projeção que caso o São Paulo atinja a próxima fase da Libertadores e próxima fase do Paulista, nós vamos ter, em um período de 25 ou 26 dias, oito jogos decisivos, oito jogos que são considerados como finais. O desgaste não só físico, como também psicológico é muito grande, e isso realmente vai ser os aplicadores para se dedicar – afirmou o diretor.

A conta de oito jogos inclui uma eventual segunda partida das quartas de final da Libertadores, que aconteceria logo após a estreia do Tricolor no Campeonato Brasileiro, contra a Ponte.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*