São Paulo perde em Itaquera e fica com o vice-campeonato Paulista

Após 80 anos, o Corinthians alcançou o Tri do Campeonato Paulista em noite de quebra de recorde de público da Arena de Itaquera (46.481 pagantes / 46.903 total). Com uma vitória conquistada graças a gol de Vagner Love aos 44 minutos do segundo tempo, o Corinthians fez 2 a 1 no São Paulo e repetiu as trincas 22/23/24, 28/29/30 e 37/38/39. Agora, só o clube do Parque São Jorge é Tri no Estado por quatro vezes.

Por outro lado, o São Paulo segue seu martírio. São seis anos sem um título e 14 temporadas sem levantar a taça do Paulistão. A equipe até foi valente, chegou a arrancar um empate com Antony nos acréscimos do primeiro tempo depois de Danilo Avelar abrir o placar, mas acabou castigada por um cochilo na marcação nos minutos finais.

A decisão desse domingo de Páscoa também marcou o 11º Majestoso do estádio corintiano, que segue invito, com oito vitórias dos mandantes, além de três empates.

Como já era de se imaginar, Corinthians e São Paulo evitaram o famoso ‘abafa’ nos minutos iniciais e desde o primeiro apito preferiram um jogo estudado. Claramente, o receio de um erro fatal era mais latente que o ímpeto de balançar logo as redes.

Empurrado por sua torcida, que durante a entrada dos times em campo mandou o recado por meio de um mosaico, o Corinthians foi para cima ao perceber a postura cautelosa dos visitantes.

Os contra-ataques eram oferecidos e, em um deles, Everton teve boa chance de finalizar de dentro da área, mas mandou direto pela linha de fundo, sem maiores problemas a Cássio.

Os comandados de Carille abusavam das bolas no pivô. Gustavo era bastante acionado. Só faltou corresponder. Assim, na base da imposição, mesmo que ausente de um futebol mais vistoso, o Corinthians foi chegando e incomodando, principalmente na bola parada.

Aos 31 minutos, então, os tais treinos fechados deram resultado. A jogada foi ensaiada. Sornoza levantou para Ralf na segunda trave em cobrança de escanteio. O volante devolveu para o primeiro pau e Danilo Avelar marcou, de cabeça também, seu quinto gol no ano com a camisa alvinegra.

O cenário se inverteu imediatamente, e os donos da casa falharam no momento de abrir vantagem e, quem sabe, definir a final. Pedrinho foi o primeiro a desperdiçar superioridade numérica. Depois, Clayson e Gustagol bateram cabeça na tentativa de um corta-luz.

O castigo veio no lance derradeiro da etapa inicial. Antony, até então totalmente sumido do clássico, recebeu da entrada da área, limpou para o pé esquerdo e bateu no canto, rasteiro, sem chance para Cássio.

O gol esfriou o otimismo das arquibancadas no intervalo e colocou o São Paulo de volta no jogo. O Tricolor ainda voltou para o segundo tempo com Hernanes no lugar de Everton Felipe. Na prática, porém, o São Paulo seguiu recuado.

Em ritmo cadenciado, culpa dos inúmeros erros de passes e cruzamentos de ambas as equipes, o Majestoso seguiu imprevisível e com os goleiros sem tanto trabalho a fazer. Foi o momento de Love entrar na vaga de Pedrinho e Léo na de Jucilei.

Nada mudou e de novo os técnicos agiram juntos. Boselli substituiu Gustagol, que alongou seu jejum de gols para seis partidas, e Everton foi trocado por Willian Farias.

Escalações, formações táticas e características individuais alteradas. Carille e Cuca até tentaram, mas os jogadores em campo abusavam dos erros e a partida caminhava para o fim com toda pintada que teríamos pênaltis amis uma vez.

Só impressão. Aos 44 minutos, Sornoza percebeu o espaço que a defesa do São Paulo deu a Vagner Love, lançou perfeitamente e o camisa 9 pegou de primeira para marcar um golaço. O gol do título. O gol do Tri do Corinthians.

Daí para frente foi só festa do lado alvinegro e decepção aos são-paulinos. Só deu tempo para Clayson e Boselli desperdiçarem uma oportunidade inacreditável de marcar o terceiro gol corintiano. Nada que impedisse o título.

Agora, as duas equipes concentram atenções nos campeonatos Brasileiro e Copa do Brasil. O Corinthians ainda tem a Copa Sul-Americana como objetivo.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 SÃO PAULO

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 21 de abril de 2019, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Marcelo Carvalho Van Gasse
Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores
VAR: Thiago Duarte Peixoto
VAR 1: Emerson Augusto de Carvalho
VAR 2: Rodrigo Guarizo Ferreira
Cartões amarelos: Fagner, Ramiro e Clayson (COR); Reinaldo (SPFC)
Público pagante: 46.481 pessoas
Público Total: 46903
Renda: R$ 5.014.884,00

GOLS:
Corinthians: Danilo Avelar, aos 31 minutos do 1T, e Vagner Love, aos 44 minutos do 2T.
São Paulo: Antony, aos 47 minutos do 1T

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique (Pedro Henrique) e Danilo Avelar; Ralf e Ramiro; Pedrinho (Vagner Love), Sornoza e Clayson; Gustagol (Boselli).
Técnico: Fábio Carille

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Jucilei (Léo) e Igor Gomes; Antony, Everton Felipe (Hernanes) e Everton (Willian Farias).
Técnico: Cuca

3 comentários em “São Paulo perde em Itaquera e fica com o vice-campeonato Paulista

  1. Boa noite tricolores,
    Infelizmente perdemos novamente, mas não vou aqui tecer críticas muito pesadas, sofremos durante todo o campeonato, conseguimos nos classificar para a final com muita dificuldade lutamos, jogamos mal, falhamos quando não poderíamos, e a falha foi fatal, mas existe um horizonte, o time com os reforços que chagaram será mais competitivo e podemos e devemos conquistar algum título ainda esse ano, o que mais me dói não é a perda do título mas sim não conseguir vencer em Itaquera, se houvesse a possibilidade de escolher vencer ou ganhar o título eu, com toda certeza, escolheria vencer o jogo e perder o título, títulos temos muitos, mas não vence-los no galinheiro dói muito.

  2. Eu sabia que esse time ia ganha porra nenhuma time de amarelão jogadores medíocre sem garra querendo levar jogo pros pênalti vergonha contra um time que só retranca vergonhoso time ridículo não ganha em casa chapecoense é melhor que vcs time comedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*