São Paulo demite quatro da comissão e começa reestruturação

O São Paulo promoveu uma reestruturação na comissão técnica. O clube demitiu quatro integrantes, contratou um profissional do Santos e vai trocar a metodologia de trabalho para 2020. O Tricolor passará a ter uma nova “área de saúde”.

No novo desenho saem da comissão técnica do São Paulo:

  • Wellington Valquer – preparador físico
  • Henrique Martins – preparador físico
  • Altamiro Bottino – coordenador científico
  • Marco Aurélio Melo – fisiologista

Nessa reestruturação, o São Paulo contratou Luís Fernando de Barros, fisiologista do Santos há cerca de dez anos e que viajava com o time para os jogos. O profissional trabalhou, por exemplo, com a geração de Neymar – o hoje atacante do Paris Saint-Germain atuou no Santos de 2009 a 2013 .

Luís Fernando de Barros é especialista em medicina esportiva pela UNIFESP – EPM, especialista em medicina do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e médico associado do HCor (hospital do coração de São Paulo).

Ele é filho de Turíbio Leite de Barros, fisiologista do São Paulo durante 25 anos e demitido em 2010. Na época, o profissional foi comunicado da saída pelo hoje presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco – ele era vice-presidente de futebol naquele ano.

Em 2020, os médicos José Sanchez (no departamento médico profissional há 36 anos), Tadeu Moreno (médico cirurgião e ortopedista que entrou no futebol ao longo do ano, no lugar de Auro Rayel, hoje na base) e Luís Fernando de Barros vão chefiar a área de saúde. O trio terá o mesmo nível de hierarquia.

Henrique Martins corre ao lado de Toró e Pablo: preparador físico não ficará no São Paulo em 2020 — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Henrique Martins corre ao lado de Toró e Pablo: preparador físico não ficará no São Paulo em 2020 — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Não estão descartadas contratações de mais profissionais neste novo modelo. Mas neste momento, após as demissões, o São Paulo passa de quatro para dois preparadores físicos: Pedro Campos e Wagner Bertelli, este da comissão do técnico Fernando Diniz.

O fisiologista Renan Dias permanece no clube e vai trabalhar com Luís Fernando de Barros.

Coordenador científico Altamiro Bottino não ficará no São Paulo em 2020 — Foto: Divulgação

Coordenador científico Altamiro Bottino não ficará no São Paulo em 2020 — Foto: Divulgação

Ele, Marco Aurélio Melo (era fisiologista em Cotia) e Henrique Martins (era preparador físico em Cotia) estruturaram novos processos no clube. Henrique tinha função mais voltada para trabalhos de força e é preparador de atletas do Brasil no salto com vara, como Augusto Dutra.

Com eles o São Paulo implementou equipamento de GPS nos treinos, monitoramento de frequência cardíaca, teste diário de CK (creatina quinase) para medir nível de desgaste, controle de carga nas atividades, relatórios pré e pós atividades e questionários aos atletas, entre outras medidas.

Agora, o Reffis do São Paulo entrará em uma nova fase, na qual não terá mais a figura do coordenador científico, pois o clube entende ter feito os avanços necessários nos últimos dois anos.

Ao longo de 2019 o São Paulo vinha analisando um novo modelo e decidiu fazer as mudanças no fim da temporada para diminuir o impacto no dia a dia. O clube quer ter processos diferentes no Reffis do CT da Barra Funda para o próximo ano.

São Paulo terá mudanças na comissão técnica para 2020 — Foto: Marcelo Hazan

São Paulo terá mudanças na comissão técnica para 2020 — Foto: Marcelo Hazan

Cenário político

O São Paulo descarta influência política nessas saídas e não associa essas mudanças ao número de lesões no ano.

Levantamento do espião estatístico do GloboEsporte.com aponta quase 50 problemas clínicos em 2019. Estão contabilizadas lesões, dores musculares ou qualquer problema que tire jogadores de ao menos uma partida (como por exemplo amigdalite ou indisposição estomacal). Mas essas mudanças poderão ter impacto no cenário político do clube.

Isso porque desde o primeiro semestre os grupos da base aliada a Leco cobram uma reestruturação no departamento de futebol.

Em novembro, conselheiros da situação voltaram a pedir mudanças ao presidente e queriam, inclusive, a saída de Raí da direção executiva de futebol.

O diretor geral do clube e líder do projeto de basquete, Carlos Belmonte Sobrinho, teve possibilidade real de assumir. Mas Leco desistiu de colocar seu aliado e decidiu renovar com Raí até o fim de 2020, quando termina seu mandato – ele não poderá concorrer à reeleição.

Caso essa troca tivesse ocorrido, uma das missões do conselheiro não remunerado seria promover mudanças importantes no futebol.

Em dezembro haverá eleição para escolher um novo presidente. Julio Casares é o favorito na situação, embora o próprio não se confirme como candidato. Ele não é o nome preferido de Leco.

Fonte: Globo Esporte

7 comentários em “São Paulo demite quatro da comissão e começa reestruturação

  1. Precisava realmente trocar esses caras. Fizeram um péssimo trabalho esse ano. O jogador quando bem preparado não se contunde, e esse ano foi um desastre.

  2. Ola Paulo,
    Acho acertada essa reestruturação, porém, devemos ressaltar a necessidade de aquisição e troca por novos equipamentos, além de uma reforma significante nos vestiários da Barra Funda.
    Que adianta contratar jogadores de alto gabarito de estes tomam banho no mesmo chuveiro que o Raí tomava há 3 décadas atrás? Pois é, jogador dá valor em ser bem tratado, isso vai desde salário em dia, até local bem equipado, reformado e ser atendido por profissionais gabaritados. Se colocasse o dinheiro gasto em Everton Felipe na barra funda, seria muito, mas muito mais bem gasto. Fica a dica para futuras contratações, vale a pena gastar em jogadores medianos ou melhorar a Barra funda???
    Abraço e ano que vem a pressão por título é gigante, e é melhor Leco Raí e Lugano abrirem os olhos e deixar o time ajeitado. Precisa vender? Venda Anthony e liziero. Segura Walce e Gomes.
    Vamo que vamo!!!

  3. Boa tarde Paulo Pontes, essa reestruturação com a contratação do filho do pioneiro na fisiologia Dr. Turíbio, talvez, seja o princípio da correção da grande injustiça com o Dr. Turíbio. Que o Dr. Luís Fernando consiga muito sucesso na nova empreitada. Seja bem vindo.

  4. Bom dia SR. Paulo,
    Quando o nosso tricolor vai contratar atletas que estamos precisando para a próxima temporada? Falta um bom volante, meia, e dois centro avantes, sem um para as pontas e o outro um atacante de aérea de oficio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*