São Paulo conta com reforços e ascensão de garotos

Após o vice-campeonato do Paulistão, o São Paulo tem no Campeonato Brasileiro a oportunidade de acabar com o jejum de títulos que acompanha o clube desde 2012, quando conquistou a Copa Sul-Americana.

Para isso, a equipe comandada por Cuca terá reforços e conta com a manutenção de suas joias da base. O São Paulo estreia na competição no próximo sábado, às 16h, diante do Botafogo, no Morumbi.

As principais novidades para a disputa do Brasileirão são as entradas de Alexandre Pato, Tchê Tchê e Vitor Bueno. O trio foi contratado em meio à disputa do Paulistão e não pôde ser inscrito no Paulistão. Agora, estão livres e treinando com o elenco.

Veja o status de cada um:

  • Alexandre Pato: chegou, inicialmente, para brigar por uma vaga nas pontas. No entanto, com a cirurgia de Pablo na coluna e a fase pouco inspirada de Brenner, ele será o centroavante. Pato participou do jogo-treino contra o São Caetano na posição e fez um gol. Cuca já confirmou essa função de Pato.
  • Tchê Tchê: assim como Pato, o volante já deve ganhar uma chance na equipe graças a um estiramento na coxa esquerda de Liziero. Tchê Tchê foi um pedido de Cuca pela sua polivalência em poder jogar na lateral direita e pela confiança conquistada durante o título Brasileiro do Palmeiras em 2016, quando ambos trabalharam juntos.
  • Vitor Bueno: no mesmo jogo-treino em que Pato atuou como centroavante, o meia-atacante atuou pelo lado direito do ataque, faixa atualmente preenchida por Antony. Porém, não será surpresa nenhuma se ele aparecer do lado esquerdo na vaga de Everton. O atacante vem atuando muito abaixo nos últimos jogos e sofre com câimbras e lesões.

– De agora em diante entra um trabalho solo meu, com coisas de acordo com o que eu imagino mais. De jogar com jogadores que atuam em uma, duas ou três posições, ter variações táticas – afirmou Cuca no domingo.

Problema com lesionados

Apesar de todos esses reforços, Cuca tem problemas com jogadores-chave lesionados para o início do Brasileirão. São eles:

  • Pablo: fez uma cirurgia para a retirada de um cisto da região lombar da coluna e tem previsão de retorno entre seis e oito semanas. Caso a previsão mais pessimista se confirme, o atacante só irá retornar após a pausa para a Copa América, em julho. Ele perderia 10 partidas do Brasileirão e os dois jogos das oitavas de final da Copa do Brasil.
  • Rojas: outro que poderá retornar ao time depois da Copa América. O atacante equatoriano se recupera de uma ruptura do tendão patelar do joelho direito, sofrida em outubro de 2018. Ele foi submetido a uma cirurgia em novembro.
  • Liziero: teve um estiramento na parte posterior da coxa esquerda no sábado retrasado, no último treino antes de encarar o Corinthians no jogo de ida da final do Paulistão, e já foi desfalque no segundo jogo da decisão. O São Paulo ainda não deu uma previsão de retorno do volante.
  • Gonzalo Carneiro: o atacante teve uma tendinite no joelho esquerda momentos antes do segundo jogo da final do Paulistão e também vira uma incógnita para o início do Brasileiro.

Manutenção dos garotos da base

Outra preocupação para Cuca vai ser a manutenção dos garotos da base (Antony, Luan, Igor Gomes e Liziero). Os jogadores foram os principais responsáveis pela chegada do São Paulo à final do Paulistão.

No início de abril, após a classificação para a final ao derrotar o Palmeiras, Raí admitiu um assédio de outros clubes sobre os garotos, mas disse que faria o possível para segurá-los no São Paulo.

– O plano é que eles continuem e se valorizem cada vez mais. São jogadores muito talentosos. O plano é manter os jogadores, esse perfil de jogadores com mentalidade guerreira, com essa gana aliada à técnica e personalidade. Sabemos que tem o assédio no futebol brasileiro, mas vamos tentar o máximo possível para segurar esses garotos e formar uma boa base – afirmou Cuca, na época.

O São Paulo, por sua vez, já se resguardou e estendeu o contrato dos quatro garotos para, ao menos, se proteger do assédio de algumas equipes.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*