São Paulo comemora 33 anos da conquista do segundo título brasileiro

O São Paulo busca em 2020 recuperar os grandes momentos de sua história. Para o elenco atual, um grande exemplo está na geração que venceu o Campeonato Brasileiro de 1986, título que completa 33 anos nesta terça-feira.

A decisão foi disputada no ano seguinte, em 25 de fevereiro de 1987, diante do Guarani, no estádio Brinco de Ouro. Depois de 120 minutos de igualdade, com o placar de 1 a 1 no tempo normal e 2 a 2 na prorrogação, o São Paulo derrotou o rival por 4 a 3 nos pênaltis.

Coincidentemente, o Tricolor era dirigido por Pepe, que completa 85 anos nesta terça-feira. A equipe da capital entrou em campo com Gilmar; Fonseca, Wagner Basílio, Darío Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Silas (Manu) e Pita; Muller, Careca e Sídnei (Rômulo).

2 comentários em “São Paulo comemora 33 anos da conquista do segundo título brasileiro

  1. Fomos em 4 naquele jogo, lembro como se fosse hoje, compramos ingresso na torcida do Guarani e tivemos de comemorar os gols deles e ficar quieto nos nossos, inclusive quando acabou o jogo saímos de cabeça abaixada, só gritamos e muito quando estávamos no carro.
    Foi espetacular ver os bugrinos xingando o juiz que não deu pênalti claríssimo no João Paulo.
    Aliás acho que foi o 2o melhor time do bugre que vi jogar, só inferior ao de 78 que ganhou do Palmeiras.

  2. Inesquecível esse jogo. Estava presente ao Brinco de Ouro nesse dia, uma quarta-feira à noite.
    Eu e um grupo de amigos saímos de São Paulo naquele dia às 17h50, em seis pessoas num Uno SX de um deles. Era um carro que já perdia força nas subidas vazio, imagine com 6 pessoas dentro. Mesmo assim, chegamos em Campinas por volta das 20h00 (hoje, alguém imagina se possível sair de São Paulo num dia semana, final de tarde, e chegar em Campinas nesse horário? Ainda mais em um dia de final de Brasileiro?).
    Estacionamos perto do Estádio da Ponte Preta, numa rua bem deserta, pois tínhamos medo do carro ser depredado por ter placa de São Paulo, e fomos a pé até o Estádio do Guarani.
    Ainda ficamos algum tempo parados num posto de gasolina Texaco em frente ao estádio, que era o local de concentração de boa parte da torcida do São Paulo e próximo ao portão de entrada do local destinado a nossa torcida, que era atrás do gol.
    A conquista foi surreal. Foi um dos jogos mais incríveis que vi na vida. Contrastou momentos de decepção, euforia, tristeza, alegria e êxtase, principalmente, com aquele gol de empate do Careca no último minuto da prorrogação.
    Tinha tanta certeza da vitória, que não assisti aos pênaltis, permaneci sentado nas cobranças. Na realidade, tinha medo de passar mal, pois, apesar de jovem na época, tinha quase ‘apagado’ no gol do Careca.
    Chegamos em São Paulo por volta da 4h00 da manhã. Como boa parte da torcida do São Paulo que foi ao jogo, viemos ‘escoltando’ o ônibus da delegação pela estrada.
    Boas memórias. É o que anda nos restando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*