São Paulo aposta no talento da base para surpreender

O São Paulo está pronto para a disputa do Campeonato Brasileiro. Hexacampeão e um dos quatro clubes que nunca foram rebaixados na história da principal competição do país, o Tricolor vai em busca de mais uma taça. Para isso, o clube aposta na experiência do técnico Cuca, no talento dos jovens de Cotia, na bagagem dos reforços trazidos para esta temporada e na tradição de sua camisa.

Depois de aprender com os erros do ano passado e voltar a disputar uma decisão de estadual após mais de uma década, o São Paulo está no caminho certo para disputar o Brasileirão na ponta de cima da tabela. O time do Morumbi, embora não seja apontado como o grande favorito ao título, entra na competição com status de uma das principais forças do torneio.

Frustrante

São Paulo 0 x 2 Palmeiras
No ano passado, o Tricolor perdeu em casa para o Palmeiras em um momento decisivo do campeonato (Cesar Greco)

A campanha do São Paulo em 2018 não foi ruim, mas a impressão deixada na reta final é para ser esquecida. Isto porque, o Tricolor foi o campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, liderou a competição por algumas rodadas e dava a impressão de que brigaria até o fim pelo título. O que se viu, no entanto, foi uma equipe que, recheada de desfalques, não conseguiu apresentar variações de jogo e acabou sendo superado pelos seus adversários.

O time flertou com a possibilidade de ser campeão e acabou nem sequer conseguindo uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores desta temporada.

Em busca do hepta

São Paulo 2008

Em 2008, o Tricolor comemorou o título do Brasileirão pela última vez (Foto: Tom Dib/Lancepress!)

Único tricampeão em sequência da história do Campeonato Brasileiro, o São Paulo entra nesta edição com o objetivo de faturar sua sétima taça. Campeão em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008, o Tricolor é um dos clubes com mais tradição nesta competição. Apesar dos últimos anos não terem sido dos melhores para os padrões da equipe do Morumbi, os são-paulinos encaram a temporada 2019 como uma oportunidade de reescrever sua história.

No Paulistão, o clube conseguiu chegar na final após um hiato de 16 anos. O título não veio, mas a equipe recheada de jovens talentosos jogadores revelados em Cotia saiu de cabeça erguida e motivada para a disputa do Brasileirão e também da Copa do Brasil. O São Paulo, embora não seja o favorito para levar o principal torneio de clubes do país, entra como um dos candidatos ao título.

Elenco competitivo e reforçado 

Pato e Tchê Tchê
São Paulo contratou Tchê Tchê, Alexandre Pato e Vitor Bueno para o início deste Brasileirão (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Ciente de suas falhas na reta final do Brasileirão do ano passado, quando deixou a briga pelo título nas rodadas finais e nem sequer conquistou uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores, o São Paulo fez grandes contratações para esta temporada. Raí, diretor-executivo de futebol, foi ao mercado e contratou dez jogadores para 2019.

O principal nome é o meio-campista Hernanes, ídolo da torcida, e que está com o elenco desde o início da temporada. Além do Profeta outros dois nomes de peso para o ataque, o recém-chegado Alexandre Pato e o centroavante Pablo, contratado por mais de R$ 26 milhões. O goleiro Tiago Volpi, titular absoluta na meta tricolor, também é um destaque.

Somam-se a eles, o meio-campista Vitor Bueno, vindo do Santos, os volantes Tchê Tchê – indicação de Cuca – e Willian Farias, os laterais Igor Vinícius e Léo, e o atacante Biro Biro, opção pelas beiradas do campo.

Time-base

O técnico Cuca, embora anunciado pelo São Paulo em fevereiro, comandou a equipe em apenas três jogos. Por conta disso, ainda não definiu o time ideal do Tricolor para a sequência do Brasileirão. Mesmo assim, é possível afirmar que o goleiro Tiago Volpi segue intocável debaixo das traves, que os garotos de Cotia terão muito espaço entre os titulares e que os recém-contratados Tchê Tchê e Alexandre Pato devem iniciar a principal competição do país como homens de confiança da comissão técnica.

O time-base do Tricolor para o Brasileirão:

Tiago Volpi; Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Liziero (Tchê Tchê) e Hernanes (Igor Gomes); Antony, Alexandre Pato e Everton

Os primeiros jogos 

Morumbi - São Paulo x Palmeiras
O Morumbi será cedido à Conmebol para a abertura da Copa América e há a possibilidade do São Paulo jogar no Pacaembu duas partidas (FOTO: Twitter do São Paulo)

Casa do São Paulo, o Morumbi será sede da abertura da Copa América entre Brasil e Bolívia, no dia 14 de junho, e de mais outras duas partidas (Japão x Chile e Colômbia x Catar) do torneio continental. Por conta disso, o estádio será entregue à Conmebol semanas antes do início da competição e o Tricolor terá de jogar duas partidas do Campeonato Brasileiro provavelmente no Pacaembu,, mas há a possibilidade do clube pagar uma multa e mandar estar partidas em seu estádio. O duelo contra o Corinthians, com mando do Alvinegro, também deve ser disputado no estádio municipal.

1ª rodada – 27/4 (sábado) – 16h – São Paulo x Botafogo – Morumbi
2ª rodada – 1/5 (quarta) – 21h30 – Goiás x São Paulo – Serra Dourada
3ª rodada – 5/5 (domingo) – 16h – São Paulo x Flamengo – Morumbi
4ª rodada – 12/5 (domingo) – 19h – Fortaleza x São Paulo – Castelão
5ª rodada – 19/5 (domingo) – 11h – São Paulo x Bahia – A definir
6ª rodada – 25/5 (sábado) – 19h – Corinthians x São Paulo – A definir
7ª rodada – 2/6 (domingo) – 16h – São Paulo x Cruzeiro – A definir
8ª rodada – 8/6 (sábado) – 21h – Avaí x São Paulo – Ressacada
9ª rodada – 13/6 (quinta) – 20h – Atlético-MG x São Paulo – Independência

Opinião do setorista

Cuca faz mistério total para a decisão com o Corinthians
O técnico Cuca será o comandante do Tricolor no Brasileirão (Érico Leonan/saopaulofc.net)

Por Yago Rudá:

‘O São Paulo entra na disputa do Campeonato Brasileiro com boas perspectivas. O elenco montado pela diretoria é um dos mais equilibrados da Série A, a comissão técnica dirigida por Cuca tem experiência nesta competição e o Tricolor ainda conta com nomes de peso, como Alexandre Pato e Hernanes, ambos com bagagem internacional e boas passagens pela Seleção Brasileira.

Depois de uma eliminação traumática na Libertadores e da perda do título paulista, o São Paulo tem tudo para consertar a casa e fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. A seu favor, o Tricolor conta com o fato de apenas disputar a Copa do Brasil em paralelo, o que deve dar ao time mais tempo para treinar. Fora isso, tem todo o talento e ousadia dos garotos de Cotia. A equipe entra para brigar por, no mínimo, uma vaga direta na Libertadores’

 

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*