Inspirado em 1992, São Paulo enfrenta o Atlético-MG

Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Palhinha, Müller e Elivélton. Os nomes que fizeram história 20 anos atrás voltam ao Morumbi neste domingo para o duelo com o Atlético-MG, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro .

Neste 17 de junho, o São Paulo completa exatas duas décadas de seu primeiro título na Copa Libertadores. E a data não poderia em passar em branco. Por isso, antes e durante o jogo contra o Galo, haverá homenagens aos campeões (veja os detalhes abaixo).

Cada jogador do time atual levará o nome de um herói da conquista na camisa, de acordo com a posição. Os ex-atletas subirão ao gramado e darão uma volta olímpica com o troféu de campeão.

A torcida também está se mobilizando. A Tricolor Independente, maior organizada do clube, promete uma festa na chegada da delegação ao estádio, com bateria e bandeiras de bambu. Por outro lado, o atual futebol não tem agradado aos torcedores, que vão pedir mais empenho aos atletas. Dentro do estádio, os nomes dos campeões serão cantados, assim como o de Telê Santana, técnico daquele time e falecido em 2006.

Para homenagear o ex-treinador, o clube convidou Renê Santana, filho de Telê, que não confirmou presença por morar em Belo Horizonte.

– Foi um título que mudou a história do São Paulo. Tornou o clube reconhecido internacionalmente e respeitado no mundo todo. Foi um marco na vida de todos os são-paulinos – relembra Raí, autor do gol que levou a decisão contra o Newell’s Old Boys (ARG) para os pênaltis, que consagrariam o goleiro Zetti.

Apesar do nome na camisa, a maior homenagem dos jogadores de hoje é a vitória sobre o Atlético-MG, que deixaria o Tricolor perto dos líderes. Se jogarem como aquele time, os três pontos vêm fácil, fácil.

As homenagens para os campeões

Volta olímpica
Os departamentos de comunicação e marketing planejam que os campeões entrem no gramado do Morumbi por volta das 15h30. Com a taça da Libertadores, eles darão uma volta olímpica para a torcida.

De Ceni para Zetti
Rogério Ceni marcará presença na festa. Pouco antes de a bola rolar, o goleiro irá entregar um prato de prata a Zetti. A homenagem será pela defesa histórica na cobrança do pênalti de Gamboa, que garantiu o título ao Tricolor. Ceni e Zetti são amigos e treinaram juntos até 1996, quando o ex-goleiro saiu do clube e o atual camisa 01 assumiu o posto.

De Fabuloso para Raí
Luis Fabiano, na condição de atual capitão do São Paulo, também entregará um prato de prata a Raí, capitão do time na histórica conquista. Como líder daquele grupo, o ex-camisa 10 receberá a homenagem por todos os outros jogadores e também pelo gol marcado, de pênalti, durante o jogo decisivo contra o Newell’s Old Boys.

Medalhas
Cafu, Pintado, Ronaldão, Nelsinho, Marcos, Mona e Menta são alguns jogadores que confirmaram presença no evento de hoje, no Morumbi. Eles receberão uma medalha para comemorar os 20 anos da Libertadores.

A palavra dos campeões:
Zetti Eu acho bacana essa homenagem. A história do clube tem de ser contada, passada para os jovens são-paulinos, que não viram aquele título e  só sabem pelos pais ou por amigos.
Acho que é bacana dar sequência a isso. É muito válido ser lembrado porque talvez seja o mais importante título da história do clube, porque mudou o cenário do futebol brasileiro e o pensamento sobre a Copa Libertadores.
Ronaldão O jogo contra o Newell’s foi o mais difícil e tenso. Ali decidiria tudo na competição. Dava para sentir a própria tensão no torcedor são-paulino. O Morumbi estava lotado, mais de cem mil pessoas e o barulho era gigantesco. Mas, às vezes, todo mundo ficava em silêncio e você só ouvia a batida da bola, tamanha era a tensão em todo o estádio.
Logo depois do último pênalti, defendido pelo Zetti, começou a cair a ficha que a gente estava fazendo história no clube.
Infelizmente acabei errando o pênalti, mas só erra quem bate. Na hora de definir os batedores, me coloquei à disposição, nunca fugi.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*