Futuro de Hernanes e Pratto vai definir rumo do elenco do São Paulo em 2018

O mês de janeiro será decisivo para determinar que caminho tomará o elenco do São Paulo em 2018. Hernanes e Lucas Pratto, dois protagonistas de 2017, podem sair. O primeiro está emprestado pelo Hebei Fortune, da China, que pode solicitar seu retorno imediato, apesar de o contrato terminar em junho. O argentino interessa ao River Plate e também gostaria de voltar a atuar em seu país, perto da filha e sob olhares do técnico da seleção, Jorge Sampaoli.

Se eles saírem, o São Paulo terá de se remontar novamente, não apenas em campo, mas para substituir peças essenciais na conduta do dia-a-dia. Lugano, outro importantíssimo nos bastidores, se despediu do time, e ainda pode voltar como dirigente.

Por enquanto, o Tricolor assegurou as permanências de Jucilei e Edimar, além de contratar o goleiro Jean, do Bahia, num negócio que pode chegar a 3,5 milhões de euros. O clube negocia com o Sport a aquisição de Diego Souza, e tem interesse em Victor Ferraz (Santos), Gabriel (Internazionale) e Gustavo Scarpa (Fluminense), mas as negociações são espinhosas.

Quem lidera tudo agora é Raí, ídolo apresentado como comandante do futebol do São Paulo. Ele já levou seu ex-companheiro de clube e Seleção, Ricardo Rocha, para trabalhar com ele.

Mas são os destinos de Hernanes e Pratto que podem interferir em todos os aspectos: tecnicamente, Dorival Júnior precisaria de reposições de nível muito alto. Financeiramente, o centroavante pode render um bom dinheiro e até ser um combustível para a permanência do Profeta.

Veja abaixo, posição por posição, como anda o elenco do São Paulo para 2018:

Goleiros

Sidão terá a concorrência de Jean, e o jovem Lucas Perri tentará se firmar (Foto: GloboEsporte.com)

Jean foi contratado para disputar posição com Sidão, que fechou 2017 como titular. Como Denis e Renan Ribeiro deixaram o clube, o jovem Lucas Perri, cobiçado por clubes da Série B, deverá ser promovido a terceiro goleiro. A comissão técnica ainda vai precisar escolher um quarto, na base, para trabalhar no dia-a-dia. Esse é o número padrão na posição, no Tricolor.

Laterais

Na esquerda, três laterais; na direita, apenas um de origem (Foto: GloboEsporte.com)
Há um desequilíbrio. Com a volta de Reinaldo, o lado esquerdo tem três opções. Edimar foi titular com Dorival Júnior e acertou sua permanência por mais dois anos. Júnior Tavares ou será vendido ou terá mais chances no meio-campo. Na direita, porém, o único é Bruno, pouquíssimo aproveitado em 2017. Militão terminou o ano jogando (bem) por ali, mas Dorival gostaria de poder escalá-lo numa de suas posições originais: zagueiro ou volante.

Zagueiros

Zagueiro da base pode preencher lacuna deixada por Lugano (Foto: GloboEsporte.com)

A saída de Lugano deve ser reposta, ao menos inicialmente, com o jovem Rony, da base. Rodrigo Caio, Arboleda, Bruno Alves e Aderllan seguem no grupo, além de Militão. É o setor que menos preocupa a comissão técnica no início do ano.

Meio-campistas

 Hudson pode ter chance de retomar espaço no São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)
 Se não for envolvido em nenhuma negociação, Hudson deverá disputar posição com Jucilei ou Petros. Hernanes é o único “intocável”, mas a diretoria precisa assegurar sua permanência, já que o Hebei Fortune, da China, pode pedir sua volta imediata. As outras opções ou são muito jovens – Araruna e Shaylon – ou não encantaram Dorival – Gomez e Thomaz.

Atacantes

 Morato está de volta, e Pratto pode deixar herdeiro na camisa 9 (Foto: GloboEsporte.com)

Lucas Pratto pode sair, e, atualmente, o elenco só tem mais um centroavante, o jovem Brenner, de 17 anos, que enche os olhos de Dorival. Pelos lados, uma função importante no esquema do técnico, Marcos Guilherme é o mais rápido. Maicosuel tenta estar bem fisicamente para disputar uma vaga, assim como Morato, recuperado de cirurgia. Cueva e Lucas Fernandes, meias que atuam mais abertos, também concorrem no setor.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*