Entrevista com Luis Fabiano

O que você faria em 200 jogos? O atacante Luis Fabiano fez muitos gols, conquistou a torcida tricolor e se tornou um dos grandes ídolos do São Paulo. Ao completar essa marca diante do Botafogo, nesta quinta-feira, no Morumbi, Fabuloso lembra de tudo que passou e celebra o bom momento no clube.

“É uma marca que representa muito. Jogar em um clube como esse, da grandeza do São Paulo, é motivo de alegria. Fico ainda mais feliz por ser um lugar onde eu aprendi a respeitar, amar e onde me sinto muito bem”, ressaltou o camisa 9 são-paulino.

Luis Fabiano estreou pelo São Paulo há mais de 11 anos. Pelo Campeonato Paulista de 2001, o jovem atacante entrou no decorrer da partida contra o São Caetano, no Morumbi. A derrota inicial não abalou o artilheiro, que logo se mostraria um grande jogador dentro da grande área adversária.

A saída em 2004 foi apenas um “até breve”. No retorno ao São Paulo no ano passado, Fabuloso mostrou o mesmo faro de gol de outrora. Gol a gol, jogo a jogo, ele vai subindo degraus para se tornar uns dos maiores artilheiros da história do Tricolor Paulista.

Em 199 partidas, Luis Fabiano alcançou 112 vitórias, 37 empates e 50 derrotas – aproveitamento de 62,4% dos pontos disputados. Além disso, ele marcou 147 gols, sendo o sétimo maior artilheiro da história do São Paulo. Ele está a 13 do ex-atacante Muller, o sexto colocado.

Durante todo este período, Fabuloso lembra dos momentos marcantes com a camisa do São Paulo, da ajuda que recebeu dos companheiros e da gratidão que tem pelo clube. Além disso, nomeou os principais jogos pelo Tricolor e a torcida são-paulina certamente ficará feliz em saber.

Bate-papo com Fabuloso?

O quê representa 200 jogos com a camisa do São Paulo?
É uma marca que representa muito. Jogar em um clube como esse, da grandeza do São Paulo, é motivo de alegria. Fico ainda mais feliz por ser um lugar onde eu aprendi a respeitar, amar e onde me sinto muito bem.

Você tem a dimensão do quanto você representa?
No meio de tantos que já passaram, eu sou mais um que ama o clube, respeita e faz de tudo para vencer com essa camisa. Hoje eu não fico pensando no que represento e sim procuro representar bem, vestindo essa camisa com vontade e alegria.

Foi um período que deixa você orgulhoso?
Quando eu comecei a jogar tinha pensamentos e sonhos na carreira. Estou muito satisfeito por tudo que fiz, onde consegui chegar e conquistar. Feliz também por estar novamente no São Paulo e só tenho a agradecer a todos que me ajudaram. Posso olhar para o passado e ver pelo o que eu passei e dar valor a isso. Não é fácil chegar onde eu cheguei, muitos não chegam, mas eu cheguei.

Você falou em ajuda. Os companheiros de clube foram importantes?
Todos que eu tive a oportunidade de jogar foram, tiveram a parcela de contribuição. Alguns mais por serem companheiros de ataque. Jogadores que me ensinaram muitas coisas dentro e fora de campo. Se cheguei onde estou, muitos companheiros de qualidade me deram essa força.

Completar essa marca logo depois de vencer o Corinthians é especial?
Ganhar do Corinthians é sempre especial, mas não podemos viver disso. Já passou, era importante, um objetivo, mas agora é voltar à normalidade. Temos de ter os pés no chão, seguir no nosso caminho com humildade para fazer um segundo turno melhor. Quero ganhar títulos em 2012.

Tecnicamente, você mudou muito o estilo de jogo?
Muitas coisas mudaram. Depois que joga na Europa você aprende muita coisa tecnicamente e taticamente. Aprende a crescer na carreira, também como pessoa. Sou totalmente outro daquele garoto que passou da primeira vez no São Paulo. Estou mais experiente, centrado e tranquilo.

Contra o Corinthians, você inovou nas comemorações. Planeja outra nesta quinta-feira?
Vou procurar fazer outra diferente, né (risos). É legal inovar. Não pensei em anda ainda, mas quero algo diferente.

Top 5 do Fabuloso (jogos escolhidos pelo jogador):

  • Botafogo 1 x 4 São Paulo

Na primeira final do Rio-São Paulo de 2001, o Tricolor goleou o time carioca no Maracanã com dois gols de Luis Fabiano.

  • Corinthians 1 x 2 São Paulo

No último domingo, o camisa 9 foi o grande destaque no Majestoso ao marcar os dois gols do time.

  • São Paulo 1 x 0 LDU

Pela primeira fase da Libertadores de 2004, o Tricolor queria a revanche no Morumbi após perder por 3 a 0 no Equador. Com 52.177 pagantes no estádio, Luis fez um golaço de cobertura e garantiu a vitória tricolor.

  • São Paulo 2 x 1 Rosário Central (ARG)

Apesar de não ter marcado, Fabuloso contribuiu muito na partida. O Tricolor venceu de virada os argentinos no tempo normal e levou a vaga para as quartas de final da Libertadores de 2004 nos pênaltis.

  • São Paulo 3 x 1 Cobreloa (CHI)

Com dois gols, Fabuloso foi o grande destaque daquela partida. Adorado pela torcida, ele fez a festa no Morumbi lotado – 54.748 pagantes.

Fonte: Site Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*