Cuca luta contra histórico negativo para classificar o São Paulo

O decisivo Choque-Rei das 16 horas (de Brasília) deste domingo, no Allianz Parque, marcará a estreia de Cuca como técnico do São Paulo. E um dado dos trabalhos mais recentes do profissional pode representar uma preocupação para a torcida tricolor.

Nos últimos clubes brasileiros pelos quais passou, Cuca acumulou reveses de início e demorou a fazer suas equipes engrenarem. Portanto, se essa sina persistir, o São Paulo terá sua classificação à final do Campeonato Paulista de 2019 ameaçada.

Em 2011, no Atlético-MG, o treinador só foi comemorar uma vitória depois de amargar seis derrotas consecutivas, entre jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Em 2012, porém, Cuca mostrou evolução ao ganhar o Campeonato Mineiro e ser vice-campeão brasileiro.

Mas o auge de seu trabalho só aconteceria no ano seguinte. Além de conquistar o bicampeonato estadual, o técnico comandou o Atlético-MG naquele que é considerado o título mais importante da história do Clube: o da Copa Libertadores.

Três anos depois, o roteiro se repetiu no Palmeiras. Após perder os quatro primeiros jogos, ser eliminado na fase de grupos da Libertadores e cair nas semifinais do Campeonato Paulista, Cuca guiou o time alviverde rumo ao título brasileiro, algo que o clube não celebrava havia 22 anos.

Em seu trabalho mais recente, ele precisou de cinco partidas para conquistar sua primeira vitória no Santos, em 2018. Após o triunfo seguido de eliminação para o Cruzeiro nos pênaltis das quartas de final da Copa do Brasil, Cuca livrou a equipe do rebaixamento no Brasileirão e ainda brigou por vaga na Libertadores.

Um ponto fora da curva aconteceu justamente em sua primeira passagem pelo São Paulo. Em 2004, após estrear com um empate sem gols contra a Ponte Preta pelo Paulistão, Cuca emendou uma série de oito vitórias consecutivas na temporada, interrompida somente pela derrota por 3 a 0 para a LDU, no Equador, pela Libertadores.

Se conseguir enfim vencer em uma estreia, o treinador classificará o São Paulo de forma direta para a decisão do Paulistão de 2019, já que o jogo de ida das semifinais terminou empatado por 0 a 0, no Morumbi. Em caso de nova igualdade, a vaga será definida nos pênaltis.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*