Com ‘reservas de luxo’, Ney ganha amplo leque de opções no São Paulo

Opções não faltam ao técnico Ney Francopara montar o São Paulo. O técnico tem um time base, mas poucos jogadores têm o status de “titular absoluto”. Os reservas também ganharam chances no Paulistão e acirraram a briga por posições. O treinador incentiva a disputa e já utilizou 24 atletas em apenas três jogos no ano. Ney aprova ter um leque grande de alternativas e é só elogios às suas peças de reposição.

– O São Paulo tem um time reserva de luxo, mas não é o melhor do Brasil. Estamos vendo o Internacional, o Grêmio e o Corinthians disputando campeonatos com o time B. O Fluminense também está com muitos jogadores interessantes. O Tricolor é mais um time que tem bons reservas – disse o comandante.

O páreo mais acirrado é pelo posto de armador do time. O comandante tricolor gosta de escalar a equipe e no 4-2-3-1, com apenas um meia de criação. Em grande fase desde o segundo semestre do ano passado, Jadson é atualmente o maestro tricolor. Ele, porém, viu duas sombras crescerem no jogo contra o Atlético Sorocaba. O argentino Marcelo Cañete e Paulo Henrique Ganso desencataram e mostraram que estão recuperados das lesões.

– Deixei Ganso e Cañete o tempo todo contra o Sorocaba por ritmo. Neste momento o Jadson está melhor, principalmente física. Mas está se desenhando uma disputa muito legal entre Jadson, Ganso e até, porque não, o Cañete – disse Ney Franco.

Apesar de deixar a disputa aberta, o técnico já declarou que Ganso foi contratado para ser titular. Ele só precisa de tempo para ganhar ritmo de jogo antes de se tornar o maestro tricolor. Quando o jogador estiver pronto, porém, não necessariamente tirará Jadson do time principal. Na estreia na temporada, contra o Mirassol, Ney Franco testou uma mudança na formação para o 4-4-2, com os dois meias. No entanto, o treinador considerou que a dupla ainda não está entrosada o suficiente, e o momento de definição nas prévias da Taça Libertadores não lhe permitiu arriscar.

Cañete corre por fora, mas vem se destacando este ano. Contra o Sorocaba, aliás, ele foi alçado para uma posição diferente da habitual: atuou na ponta esquerda. Ney Franco está testando o meia na função de atacante para suprir a falta de Lucas, que agora está no Paris Saint-Germain. O argentino não tem a velocidade como característica, mas aparece como boa opção para tabelas com os armadores.

No ataque, aliás, dois jogadores estão acima das disputas. Osvaldo e Luis Fabiano estão em alta. No momento, a dupla está garantida no time, só que Aloísio, Ademilson e até o garoto Tiago, recém-promovido ao time titular, estão na cola.

As laterais são outras posições com o páreo aberto. Na direita, Douglas iniciou o ano como titular porque Paulo Miranda tinha de cumprir uma suspensão pelo cartão vermelho na final da Copa Sul-Americana. Paulo Miranda está à disposição novamente, mas o bom desempenho de Douglas colocou a dúvida na cabeça de Ney Franco. Na ala esquerda, Thiago Carleto foi titular durante o Paulistão e até deu assistência para o gol de Ganso contra o Sorocaba, pressionando Bruno Cortez.

A última briga se dá entre os zagueiros. Recém-contratado, Lúcio entrou no time no lugar de Rafael Toloi, já que os dois atuam pelo lado direito. No entanto, Toloi foi um dos destaques na campanha do título da Sul-Americana e conta com o apoio da torcida para desbancar Rhodolfo. Para isso, porém, ele terá de aprender a jogar pela esquerda.

– Ele pode jogar do lado esquerdo, mas em função do compromisso com o Bolívar, eu não quis mexer na estrutura do time. Ele tem potencial, é só treinar e colocar em campo – disse Ney Franco.

Em meio a tantas disputas, apenas o goleiro Rogério Ceni surge como intocável. Aos 40 anos, o capitão e ídolo do Tricolor ainda consegue atuar com alto rendimento. A dupla de volantes Wellington e Denilson também estão garantidos, mas caso Ney Franco queira mudar seu esquema, os dois, que são marcadores, podem deixar o time. O leque de alternativas do treinador é amplo, mas a grande missão é encaixar as peças.

Fonte: Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*