Com liberdade para se movimentar, Daniel Alves comanda o ritmo do time

A expectativa sobre Daniel Alves no São Paulo é enorme. Com um alto salário e um currículo para lá de vitorioso, o camisa 10 do Tricolor busca alcançar o desempenho esperado como meio-campista. Pelo menos neste início de 2020, o jogador entrega bons indícios de sucesso para a torcida do time do Morumbi.

Diferentemente do ano passado, Fernando Diniz parece ter encontrado uma posição para Daniel Alves. O veterano atua como uma espécie de segundo volante no São Paulo, à frente apenas de Tchê Tchê, enquanto Hernanes posiciona-se em uma faixa mais avançada do meio-campo.

Apesar disso, o jogador tem muita liberdade para circular pelo setor. Além de ser essencial na saída de bola, muitas vezes se posicionando entre os zagueiros para atrair a pressão do adversário, Daniel Alves é visto como opção para receber o passe pelos dois lados do campo. No mapa do Footstats, é possível observar todos os locais nos quais o camisa 10 realizou uma ação com a bola na partida contra a Ferroviária.

A liberdade dada a Daniel Alves tem motivo: Diniz entende que o camisa 10 tem qualidade acima da média para ler espaços e realizar tabelas com seus companheiros. Não à toa, a bola passa sempre pelos pés do Good Crazy. De acordo com o Footstats, o jogador lidera o ranking de tempo de posse da bola dentre todos os jogadores do Campeonato Paulista, com 8,05 minutos nas três primeiras rodadas.

Outros números corroboram a importância que Daniel Alves tem para o funcionamento do modelo de jogo do Tricolor. O camisa 10 é o jogador com mais passes certos no Campeonato Paulista (média de 82,3 por partida), além de não fazer feio na defesa, já que também lidera a estatística de desarmes da competição, com dez recuperações ao todo.

Além das destacáveis estatísticas relacionadas a fundamentos, Daniel Alves demonstra estar em plena forma física neste início de temporada. O camisa 10 não foi substituído em nenhuma das três partidas disputadas pelo Tricolor no Paulistão.

No momento, o São Paulo é o líder do grupo C do Campeonato Paulista, com sete pontos somados. Na próxima rodada, a equipe terá pela frente o Novorizontino, na segunda-feira, às 20h, no Morumbi.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*