Com Cueva, São Paulo bate recorde de estrangeiros no elenco

O São Paulo, após a contratação de Christian Cueva do Toluca (MEX), bateu seu recorde de estrangeiros em uma só temporada em toda a história. Com o peruano, o elenco tricolor chegou a seis gringos, quebrando marcas que pertenciam aos anos de 1940 e 1953. Curiosamente, nas duas ocasiões anteriores o time era dirigido por estrangeiros, como Edgardo Bauza.

No grupo atual, além do camisa 10 que está na Copa América Centenário, estão o uruguaio Diego Lugano, o chileno Eugenio Mena – outro na Copa América -, o colombiano Wilder Guisao e os argentinos Ricardo Centurión e Jonathan Calleri. Pelas regras da CBF, apenas cinco estrangeiros pode ser relacionados por partida, algo que o clube ainda não fez em 2016, embora tenha emplacado pelo menos um gringo em cada partida da temporada.

Em 1940, o clube chegou a ter seis estrangeiros, mas apenas cinco estiveram registrados ao mesmo tempo – e por 15 dias -, informa levantamento do historiador do clube, Michael Serra. Os forasteiros eram os argentinos Juárez, Castagno (chegou em agosto) e Ponzoníbio (saiu em abril), o romeno Záclis, o ucraniano Chemp e o uruguaio Squarza. O treinador daquela equipe era Ramón Plate, também uruguaio.

Depois de 13 anos, mais uma vez seis gringos, todos argentinos, passaram pelo São Paulo e somente cinco foram contemporâneos. A equipe era comandada por Jim López e contou com Moreno, que saiu no começo do ano, Negri, Martino (ambos chegaram em abril), Albella, Poy e Di Loreto. No fim da temporada, o clube conquistou  o título do Campeonato Paulista.

Cueva é o 71º estrangeiro a defender o Tricolor, que só não contou com atletas do exterior em seu grupo em três anos: 1932, 1991 e 1992. Desde 1993, ao menos um gringo integrou o elenco são-paulino, sendo que o último jogo do clube com 100% do time formado por brasileiros foi a vitória por 1 a 0 sobre o Goiás na rodada final do Campeonato Brasileiro de 2015.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*