Aguirre ignora soluções usadas por Jardine e repete Dorival em estreia

Na estreia de Diego Aguirre, ficou a impressão de que quem estava no banco era Dorival Júnior em seu pior momento no São Paulo. De nada adiantaram as soluções apontadas por André Jardine em seus dois jogos à frente do time interinamente. O técnico uruguaio quis testar Diego Souza, Nenê e Cueva juntos sob o seu comando, e o Tricolor pagou caro: levou 1 a 0 do São Caetano e precisa vencer por, ao menos, dois gols de diferença na terça, no Morumbi.

Diante do Red Bull, no domingo passado, Jardine já tinha mostrado que Diego Souza rende mais como meia chegando à área. Contra o CRB, na quarta-feira, ficou claro que Valdívia e Cueva precisam de uma alternativa de velocidade, que é exatamente Marcos Guilherme (Dorival usou essa opção em seus últimos jogos), e que Júnior Tavares pode ser um lateral que vira meio-campista, ajustando o setor, inclusive numericamente, tanto para marcar quanto para levar a equipe à frente. Mas tudo isso foi esquecido.

Aguirre fez questão de ver uma equipe que o são-paulino cansou de vaiar, inclusive nas vitórias, no início da temporada. Dorival mesmo já tinha concluído que esse renomado, mas pesado trio, prejudica. Só que o uruguaio não estava convencido, e não mexeu nem no intervalo. Enxergar Diego Souza confortavelmente sem ação entre os zagueiros adversários e Nenê como um previsível ponta direita canhoto, sempre puxando para a perna esquerda para cruzar, é algo que o novo técnico precisava ver de perto para crer que não funciona.

– Tentei colocá-los (Cueva, Diego Souza e Nenê juntos) para encontrar um futebol pelo meio. Sei que, talvez, não funcionou anteriormente, mas você também tem de transmitir confiança aos jogadores. Quero criar minhas próprias conclusões. Cada jogo é uma oportunidade, e os jogadores podem aproveitar ou não. Obviamente, não gostei do jogo, mas fiquei com algumas ideias e temos de trabalhar – disse Aguirre, após a partida.

Pintado, que trabalhou no São Paulo até julho, nem precisava conhecer tão bem o adversário para invalidar Júnior Tavares como alternativa na saída de bola, como Jardine indicou. Forçar as jogadas em cima do lateral com menor poder de marcação é uma das estratégias mais básicas e antigas do futebol, e, com isso, o São Caetano ainda anulou Valdívia, que precisava voltar o tempo todo para ajudar Júnior e perdia força ofensiva. Quando não recuou, Alex Reinaldo teve liberdade para cruzar, Jean falhou e Chiquinho fez o gol do jogo.

Além de não manter a evolução do time, Aguirre chegou a atrapalhar. Os raros minutos de luz do São Paulo no primeiro tempo ocorreram quando os jogadores se ajustaram, com Nenê centralizado e Cueva na direita, oferecendo a velocidade que o veterano camisa 7 já não tem mais. Porém, bastou a parada para hidratação e o técnico uruguaio resolveu recolocar Nenê aberto e aproximar Cueva de Diego Souza. Na prática, isolou o seu setor ofensivo e deu ao São Caetano dois terços do campo para atuar como quisesse.

Quando Marcos Guilherme entrou no lugar de Cueva, aos 15 minutos do segundo tempo, sua velocidade não seria mais tão decisiva. O São Caetano já vencia e ficava com quase o time inteiro da intermediária defensiva para trás, sem nenhuma vergonha de limitar-se a dar chutão sempre que tivesse a bola. Diante de um rival com criatividade quase nula, o Azulão de Pintado entendeu que bastava não dar espaço para garantir a vitória.

É legítimo e justo que Aguirre teste todas as opções que tem, até porque o São Paulo de 2018 está longe de apresentar qualquer solução definitiva. Mas insistir em erros tão recentes em uma partida decisiva pode colocar já no uruguaio uma pressão ainda maior, com uma vexatória eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista. Ao torcedor, resta esperar que o técnico tenha aprendido a lição para o jogo das 21h desta terça-feira, no Morumbi.

 

Fonte: Lance

13 comentários em “Aguirre ignora soluções usadas por Jardine e repete Dorival em estreia

  1. Como a Diretoria contrata um técnico que não tem visto o SPFC jogar nos últimos tempos?
    Como qualquer cidadão brasileiro, que vê os nosso jogos na TV, o novo técnico tem que chegar com conhecimento das nossas dificuldades, já modificando o esquema, dando padrão e exigindo vitória. É raro um técnico começar com derrota. O prazo é ZERO!
    O Sr. Aguirre disse, após o jogo, que que conhecer o elenco e treiná-los, como se isso já não estivesse sendo feito. Será que ele não tem visto o SPFC jogar ultimamente?
    Diretoria BURRA, INCOMPETENTE!!!

  2. Muito certa sua análise, quero ressaltar a frase do Aguirre “quero criar minhas próprias conclusões” . Acho válido mas testar oque já foi testado seguidamente é muita incompetência. Será que não tinha ninguém pra alerta-lo disso? Mesmo o Jardine, Raí, Lugano, Ricardo Rocha. Parece coisa de criança, não coloque sua mão na tomada que dá choque. “Não, mas eu preciso tirar minha própria conclusão”!! Deu no que deu. Ferro!!

  3. Acredito que o técnico tenha que testar para ter suas impressões, mas, em uma série decisiva, acredito que o correto seria continuar com a tática do Jardine ( como aponta muito bem o texto acima )
    Jardine havia colocado um time ajustado na marcação e veloz nos contra ataques… pra que mexer no que estava dando muito certo? Ao meu ver, no comando do Jardine, o São Paulo fez as duas melhores partidas do ano…
    Só acho…

  4. Sou absolutamente contra usar Nenê e Diego Souza no São Paulo. Diego Souza é banco do Cueva e Nenê é banco do banco, não sei nem o que está fazendo aqui, mais um prejuízo acumulado.

    Mas ontem, apesar da escalação errada, o São Paulo teria perdido de qualquer jeito, um time lastimável, sem vontade, errando passes de 2 metros, foi difícil de entender, nem Messi, Neymar e C. Ronaldo juntos teria dado jeito com o resto do time errando tudo.

    E só para ponderar, o Jardine pegou um time bem fragilizado jogando aberto, tendo que fazer 2 x 0, é completamente diferente de pegar um São Caetano fechado, em alguns momentos tinha uma barreira de 8 jogadores do Sao Caetano na frente da área, sem um driblador, é impossível quebrar isso, pode tocar a bola por 3 dias seguidos, se ngm driblar para quebrar a marcação não vaza retranca.

    No mais, esse time é o reflexo do fracasso, ou montam um ataque completamente novo, com jogadores rápidos e principalmente dribladores, ou vão se preparando para sofrer na Z4. Não temos 1 único driblador, Marcos Guilherme é mto rápido, mas não dribla um cone, apesar disso, nesse elenco porcaria de hoje, é titular com o pé nas costas.

  5. Esse gringo boca aberta ainda disse que acompanhou os últimos 6 jogos do time, será que não viu que com aqueles meias jogando juntos o time apanha até do Íbis.

    Roteiro de uma tragédia anunciada >>> a blindagem de Raí era Dorival Jr. e se foi >>>> antes da cabeça de Aguirre a de Raí rola primeiro pelo festival de contratações pífias e danosas ao clube.

  6. Duvido que houve alguma consulta ao Jardine, na escalação do time. Lógico que não, o Jardine não seria louco de contrariar tudo que havia feito em dois jogos. O Jardine não joga pra diretoria, veja o último jogo contra o CRB, levou os veteranos para passear, mesmo com o resultado defindo manteve os caras no banco. Agora , ou o Aguirre usa a sandália da humildade e escuta o Jardine, ou outro vexame está próximo.

  7. Cada jogo é diferente do outro…
    Diego entrou pq Tréllez machucou. Ou seja ia jogar com o Jardine também.

    Não culpo o Aguirre por tentar o Nene no lugar do Marcos Guilherme. Que foi a real ÚNICA mudança do time em relação ao jogo contra o CRB. O mesmo Nene que jogou bem contra o Red Bull.

    Por fim, Pintado conhece muito bem o time do São Paulo. Méritos pra ele que está fazendo um ótimo trabalho no São Caetano, que inclusive ganhou do palmeiras na arena…

  8. NA GÍRIA AGUIRRE ESCORREGOU NA MAIONESE E SENTOU NO PEPINO,E A BUCHA CAI NAS COSTA DO TRICOLOR,SE GOSTE DO DORIVAL JUNIOR DÊ A MÃO PRA ELE E SUMA DO S.PAULO.REPITIR ESQUEMA JÁ FALIDO,É GOSTAR DE MERDA.JARDINE CAIA FORA DESTE ENGUIÇO QUE RAÍ/RICARDO ROCHA ESTÁ PREPARANDO PRA VC,VAI ACABAR DESAPRENDENDO,HOJE FUTEBOL É MUITO PREPARO FÍSICO,COMO QUE A VELHICE VAI AGUENTAR !!!!

  9. Falta humildade a palavra certa pq nao é possivel que nao tenha visto os jogos que seu Dorival escalou dessa maneira a nao deu certo.
    Vai ver no proximo jogo se o sao paulo chegar a 20 minutos e nao fizer gol vai ser desespero total e aguirre se formos eliminado pego o boné e tchau seja honesto e corajoso nao dá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*