Sorteio da Liberadores será nesta terça-feira

Flamengo, Racing, LDU e Corinthians. Esse é um possível grupo da Libertadores de 2020. A Conmebol divulgou os potes para o sorteio das chaves da próxima edição do torneio. A cerimônia será nesta terça-feira, às 21h (de Brasília), em Luque, no Paraguai, na sede da entidade. O evento terá transmissão ao vivo da Web Rádio São Paulo.

Independentemente do ranking, o atual campeão da Libertadores fica automaticamente no Pote 1. O mesmo vale para o atual vencedor da Sul-Americana no Pote 2.

Pote 1: Flamengo, Palmeiras, Grêmio, River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Peñarol (URU) e Olímpia (PAR). Pote

2: Santos, São Paulo, Independiente Del Valle (EQU), Bolívar (BOL), Colo-Colo (CHI), Libertad (PAR) e Universidad Católica (CHI) Pote

3: Athletico-PR, Alianza Lima (PER), América de Cali (COL), Caracas (VEN), Delfín (VEN), Junior Barranquilla (COL), Tigre (ARG) e LDU (EQU)

Pote 4: Binacional (PER), Defensa y Justicia (ARG), Estudiantes de Mérida (VEN) e Bolívia 2, além dos quatro classificados via Pré-Libertadores

Equipes do mesmo país só ficarão na mesma chave caso uma delas tenha se classificado da fase prévia. Ou seja, o Corinthians e o Internacional podem cair em grupos onde estejam um dos demais brasileiros.

Potes da Pré-Libertadores e mecânica do sorteio

A primeira fase da competição terá seis times divididos em dois potes de acordo com o ranking da Conmebol. Resta apenas uma dessas equipes a ser definida. Barcelona de Guayaquil (EQU), Guaraní (PAR) e Universitário (PER) estarão no Pote 1 e terão a vantagem de decidir em casa contra as equipes do Pote 2: Carabobo (VEN), Progreso (URU) e Bolívia 4. Os três vencedores avançam e figuram no Pote 2 do próximo sorteio.

Na segunda fase preliminar, entram 13 equipes divididas em dois potes de acordo com a posição no ranking. No Pote 1 estarão Corinthians, Internacional, Tucumán (ARG), Cerro Porteño (PAR), Deportivo Táchira (VEN), Sporting Cristal (PER), Palestino e Tolima (COL). Já no Pote 2 estarão, além dos três que avançaram da primeira fase, Cerro Largo (URU), Independiente Medellín (COL), Macará (EQU), Chile 4 e Bolívia 3.

Nessa fase, times do mesmo país não podem se enfrentar. Caso o sorteio determine isso, o último clube sorteado passará para a próxima linha e o próximo clube que sair no sorteio, desde que não seja do mesmo país do adversário, entra em seu lugar. Os confrontos estarão nomeados como C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7 e C8, com adversários da próxima fase já definidos.

Na terceira e última fase da Pré-Libertadores, os vencedores se enfrentam da seguinte forma: C1 x C8, C2 x C7, C3 x C6, C4 x C5. Quatro avançam para a fase de grupos e entram no Pote 4 do sorteio.

Possíveis “grupos da morte”

Atual campeão, o Flamengo será o cabeça de chave do grupo A, mas, assim como Palmeiras e Grêmio, não tem chance de enfrentar Santos, São Paulo e Athletico-PR na fase de grupos, pois não é permitido que duas equipes do mesmo país sejam sorteadas para o mesmo grupo.

A única exceção é se esse clube vier da Pré-Libertadores, já que não é possível saber com antecedência quem avançará até a fase de grupos. Assim, algumas possibilidades assustam torcedores principalmente de Corinthians e Internacional. Os dois têm a possibilidade de cair em um grupo bastante complicado. Uma hipótese seria o River Plate (do Pote 1), o Independiente del Valle (Pote 2) e o Athletico-PR (Pote 3), grupo que também complicaria a vida dos torcedores do furacão.

Tanto Corinthians quanto Inter podem ter um clássico já na fase de grupos. O Timão pode ser sorteado para um grupo ao lado de, por exemplo, Boca Juniors e Santos ou São Paulo. Já o Inter pode cair em uma chave com Grêmio e Independiente del Valle.

No Pote 2, Santos e São Paulo não podem enfrentar Flamengo, Palmeiras, Grêmio ou Athletico-PR na fase de grupos, mas torcerão para escapar de River Plate e Boca Juniors. Um cenário complicado pode colocar um dos dois brasileiros no mesmo grupo de um dos dois argentinos e ainda sortear Corinthians ou Internacional vindos da Pré-Libertadores.

Vagas ainda indefinidas

São quatro vagas ainda em disputa para a edição 2020 da Libertadores. Uma delas vem do Chile e as outras três da Bolívia. No Chile, La U e Unión Española disputam a vaga.

Na Bolívia, o espaço “2” que dá vaga direta na fase de grupos será ocupado pelo campeão do torneio clausura: Jorge Wilstermann e The Strongest disputam a vaga, já que o Bolívar já garantiu seu passaporte ao vencer o torneio apertura. A vaga de Bolívia 3, que vai para a segunda fase da Pré-Libertadores, é do vice-campeão do clausura e deve ficar com um dos dois time citados, quem não se classificar como Bolívia 2.

Já a vaga Bolívia 4 ainda está mais aberta. Ela leva o clube com a melhor pontuação somando apertura e clausura da Bolívia para a primeira fase preliminar do torneio continental. A vaga deve ficar entre Nacional Potosí, San José e Blooming.

Fonte: Uol

2 comentários em “Sorteio da Liberadores será nesta terça-feira

  1. Tb irei torcer para o Flamengo perder, alias time brasileiro so torço para o sao paulo nem selecao brasileira eu torço ultimamente, o resto do times brasileiros quero que todos percam nao importa qual seja o advesario mesmo argentino, se o river nao tivesse entregue no final do jogo o flamerda nao estaria na final do mundial

  2. Uma vez flamengo…Flamengo vai morrer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estou convocando TODOS OS SAMPAULINOS para torcer muito para o Flamerda !!!!
    Eles precisam saber que os sampaulinos estarão torcendo para o Rubro negro
    ………………………PERDER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estes timecos pensam que é facil ganhar a Libertadores e no mesmo ano
    ganhar tambem o MUNDIAL ?????????????????????????????????????????
    Só o SPFC conseguiu esta façanha !!! Eles precisam RESPEITAR o nosso feito
    SOMOS TRICAMPEÕES MUNDIAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.