Conselho enterra Far East e leva consigo a imagem do São Paulo FC

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o Conselho Deliberativo do São Paulo escreveu mais uma página triste em sua história nesta segunda-feira. Patrocinada pelo presidente da Comissão Disciplinar, José Roberto Opice Blum, corroborado pelo presidente da própria Casa, Marcelo Pupo, foi arquivado o processo que apurava fraudes no contrato da Far East com o São Paulo.
Na sentença final, Opice Blum disse: “Examinei os fatos e atos praticados pela diretoria executiva anterior. Em primeiro lugar, não há qualquer dúvida quanto da real e efetiva e existêcia da empresa Fair East, legalmente constituída e de propriedade do senhor Jack Banafsheha, com reconhecimento de firma na cidade de Los Angeles”.
É bom lembrar que muitos conselheiros suspeitavam de corrupção nesse caso devido ao acerto de uma comissão de R$ 18 milhões com a Fair East pelo fato de a empresa ter intermediado a negociação com a Under Armour, em dezembro de 2014.
Referente a 15% do montante de toda a negociação, o valor não chegou a ser pago porque o contrato não foi aprovado pelos conselheiros tricolores. Para se assegurar e evitar cobranças na Justiça, o departamento jurídico do São Paulo assinou um distrato em abril deste ano.
O presidente do conselho de ética ainda comparou o contrato com a Far East com o acordo fechado com Penalty pela gestão de Juvenal Juvênio, e que também gerou suspeitas.
O acordo havia sido assinado na gestão de Carlos Miguel Aidar, eleito em abril de 2014 e que renunciou em 13 de outubro do ano passado. Pelo que foi assinado, o São Paulo teria de pagar uma comissão de R$ 18 milhões a empresa, cuja sede fica em Hong Kong. O valor era equivalente a 15% de todo o montante que a fornecedora pagará ao clube.
O valor da comissão gerou um atrito no Morumbi. Membros da oposição e alguns conselheiros questionaram a forma como o acordo foi conduzido e acertado. A oposição acusava a namorada do ex-presidente, Cinira Maturana, de ter participado do acordo.
O Tricolornaweb denunciou tudo isso ao seu tempo. E foi peça chave para a renúncia de Carlos Miguel Aidar à presidência.
De lá para cá, no entanto, somente Roberto Natel, vice-presidente, Carlos Sadi, vice-presidente Social e de Esportes Amadores, Rodrigo Gaspar, assessor especial da presidência e Edson Lapolla, que está na área de Marketing, estão insistindo na apuração do caso. Os demais conselheiros se calaram. A própria falada combativa oposição nada fez. Nem na reunião desta segunda, quando a investigação foi sepultada.
E cobro aqui, também, do presidente Leco. Se não foi conivente foi, no mínimo, omisso. Está preocupado com sua reeleição em abril do próximo ano e não é de seu interesse manter a investigação numa coisa tão delicada, que poderia envolver alguns conselheiros em possível escândalo. Tenho escrever possível, pois o Conselho arquivou e o escândalo foi enterrado. Ou colocado no forno para a pizza.
Triste São Paulo. Desce, assim, mais um degrau em sua decência. Tristes conselheiros, que apoiaram ou se calaram ante essa decisão. Mostram que estão a serviço de suas vaidades, não a serviço da instituição.

17 comentários em “Conselho enterra Far East e leva consigo a imagem do São Paulo FC

  1. Quase 110 MIL sócio torcedores, mais de 16 milhões de torcedores, segundo pesquisas.

    E quem manda são apenas 240 conselheiros.

    Não precisa ser nenhum gênio pra saber que existe algo muito errado.

    Os únicos que defendem uma situação como esta são os próprios, ou os que de alguma forma gozam de algum privilégio com estes conselheiros.

  2. Vamos vê como o time está taticamente depois de uma semana de treinos.

    Depois do jogo irei fazer uma analise tática do time.

    Precisamos de 5 vitorias para não cai para serie B , por isso caso vem perder o jogo hoje não precisa entra em desespero, mesmo porque titulo esse ano só o da copa do Brasil

    Cuidado: não seja burro agora não é hora de protestar e sim apoiar o time para conquista essa 5 vitorias e depois cobrar um time melhor para 2017.

    Palpite do jogo : empate

    Serie B não é para soberano

    Pra sempre soberano

  3. Deveria acabar com esse negócio de conselheiros vitalício, deveriam ser eleitos pelos sócios com mandato cumprido junto com o presidente, só assim pra acabar com essa corrupção, PP não é possivel mudar isso no novo estatuto?
    Apesar de achar difícil os canalhas abrirem mão da mamata.

  4. Essa sujeira no SPFC vem desde a volta do destruidor do clube, traste do Jumencio que já tinha arruinado o clube na sua primeira desprezível “gestão” e voltou mais de uma década depois para arruiná-lo profundamente. Claro que ele não o fez sozinho, fez com a conivência de conselheiros vendidos que se prostituirem por benesses.
    O canalha usava a prática dos políticos que já conhecemos, e implantou a podridão no clube deixando de herança para alguns pilantras que lá ainda estão e querem fazer o mesmo.
    Leco, Mansur que teve contratos milionários de escritório de advocacia, Natel com seus postos de gasolina, Antaide, a besta incompetente e Gustavo Galinha são alguns dos seus herdeiros que ainda estão lá, infelizmente.

    O clube só vai sair dessa enfermidade que o verme do Jumencio instalou quando todos esses seus herdeiros saírem do SPFC.

    Chega de vergonha, pilantragens e surrupio do clube seus canalhas, que vcs vão pro inferno junto com aquele verme que já está sentado no colo do capiroto!

  5. Parece-me que, ali, não tem inocente. Quem está “em cima” quer ficar, quem está “em baixo” quer subir. Simples assim. Será que existe 20% de conselheiros bem intencionados? Não sei. Este percentual é justo ou injusto? Não sei. Só sei o que transparece; e o que transparece não é bem visto. Está mais na cara do que barba, que muita gente tem o “rabo preso” com os desmandos do Aidar e, por isso, tenta protegê-lo da melhor forma possível: jogando a sujeira pra debaixo do tapete como tentaram fazer. É lamentável!
    Será o SPFC maior que tudo isso? Por quanto tempo, ainda, o clube aguentará tanta determinação em destruí-lo, como tem sido feito nos últimos 10 anos? Será o SPFC transformado numa Lusa do Morumbi, ou num Guarani da capital? Só o tempo dirá! Entretanto, pelo que temos visto da situação, bem como, da oposição política do clube, tudo leva a crer que sim: que o SPFC vai viver de suas glórias do passado para quem, como eu, já viveu bastante e torceu muito por ele; até que o “último torcedor apague a luz” que restou, já que, pelo andar da carruagem, seu maior patrimônio, os torcedores, não mais existirão em quantidade que lhe permita seguir entre os grandes clubes de futebol de São Paulo.
    É muito triste!!!!

  6. Como é a política. A oposição quer ser adulada por ter feita a sua obrigação por ter levado essa investigação adiante na nossa Justiça e ainda quer usar o fato pra obter evidência política e o espaço do blog para se promover e, se possível, minar o adversário na corrida á presidência. Essa é a minha opinião.

    Sobre o parecer pelo arquivamento pela falta de poder de polícia e por não ter trazido prejuízo ao clube acho um absurdo. Não conheço o estatuto nem as regras de apuração interna do spfc mas como ela pode ser encerrada se a investigação na nossa Justiça apenas começou? O razoável seria aguardar o processo judicial, se houver, e aproveitar as provas e a decisão, sendo suspensa o procedimento interno do clube, conforme rege os nossos códigos de processo civil e criminal. E só não teve prejuízo financeiro porque não conseguiram né? Fato gravíssimo o que aconteceu, e a expulsão dos envolvidos era a medida proporcional ao que aconteceu.

  7. Lamentável. Esse conselho está levando o clube ao colapso. Essa política de quinta categoria impede qualquer modernização da gestão, qualquer iniciativa que mire o futuro. Vai demorar uns 15 anos até que essa geração de conselheiros morra e, quem sabe, obrigue o clube que sobrou a mudar seu estatuto. Até lá, o São Paulo terá virado o Guarani, o XV, o Jabaquara.

  8. Essa raça tem o rabo preso por isso não levam adiante ,eu digo tem que sair com toda essa velharada sem vergonha do meu SP pois paramos no tempo graças a esses corruptos ultrapassados.

  9. Caro Paulo Pontes,

    O parecer da Comissão de Ética, quanto ao arquivamento do caso Fars East, me pareceu óbvio em função de não terem poder de polícia, e também porque não gerou prejuízos ao SPFC.

    Notificamos o Ministério Público Estadual, e em havendo constatação de irregularidades, encaminharei novo requerimento encaminhando os que assinaram a Comissão de Ética.

    Efetivamente, a expulsão do sr Aidar, deveu-se aos prejuízos causados ao SPFC, pois o Ives Grandra nos representava sem a cobrança de honorários, e o Sr Aidar contratou o escritório do Cortes, no valor de milhões de reais.

    O Presidente da Diretoria, o Leco, até a presente data, é legalmente é o único que pode fazê-lo, não cobrou esses valores do Sr Aidar, nem o acionou na justiça?

    Você acha certo isto?

    Porque não tem a mesma veemência para cobra-lo, como fizeram em relação a Comissão de Ética?

    Pode me elucidar?

    Saudações

    Newton Ferreira

    • O fato me fugiu à memória. Não tenho o menor, repito, O MENOR problema em cobrar qualquer coisa do Leco. Aliás, leia com atenção o editorial que o estou chamando de, no mínimo, omisso no caso da Far East. Portanto procure outro tema para me criticar e para que eu possa elucidar.

  10. Essa administração está enterrada. Está morta.
    Que venha um administrador com bagagem.
    Que venha um administrador com bagagem e nome.
    Que venha da família
    N A T E L !!

  11. Se não cair com essa diretoria, não cai mais.

    Infelizmente o torcedor tem que aturar 3 péssimos presidentes seguidos. Não teve nem umzinho entre eles pra aliviar.

    Vai lá, contrata Gomes e Rildo. Déls do cél…

  12. Caro Paulo Pontes,

    Sou da Oposição, e me considero injustiçado pelo seu comentário abaixo:

    “Os demais conselheiros se calaram. A própria falada combativa oposição nada fez. Nem na reunião desta segunda, quando a investigação foi sepultada”.

    Nos e mais treze companheiros da oposição, incluindo 4 associados, encaminhamos notificação ao Ministério Publico, onde informamos sobre as denuncias publicas do Sr. Ataide contra o Sr. Aidar. Nesse processo, incluímos o contrato da Fars East, pois entendemos que a Comissão de Etica, não tem poder de policia para efetuar as investigações.

    Peço, a fim de preservar a verdade, que retifique o texto acima.

    Saudações Tricolores

    Newton Luiz Ferreira

    • Ok Newton, boa atitude sua e dos demais são paulinos de verdade que foram a frente nesse caso.

      Agora, lamentável a atitude da maioria dos seus pares que por covardia ou conivência permitiram o arquivamento desse processo interno. Se dizem torcedores mas na hora do vamos ver se calam, não há nada mais triste do que a covardia. Isso quando não há má-fé.

      Seria muito bom se o estatuto trouxesse novidades sobre a quantidade de conselheiros porque só representa custo pro spfc e na maioria das vezes, como nesse caso da far east, não fazem a menor diferença.

    • Newton, acho que você mesmo responde à sua crítica quando destaca a frase “os demais conselheiros se calaram. A própria falada combativa oposição nada fez. Nem na reunião desta segunda, quando a investigação foi sepultada”. Me referi à ação no Conselho, não no Ministério Público. Não me consta que a tentativa de dar o golpe, no campo político-administrativo – veja que não estou discutindo juridicamente – não seja cabível de expulsão dos envolvidos. Por isso, houve, sim, omissão por parte de todos, principalmente da combativa oposição nesse campo.

  13. O tal Jack acaba de ser nomeado pelo Conselho do São Paulo como o novo Papai Noel. Abdicou de R$18 milhões sem chiar nem nada.
    É cristalino o que aconteceu. Tentaram aplicar um golpe milionário no clube, que só não prosperou pq foi descoberto antes. Mas isso não isenta os autores dessa safadeza. Vergonha! O Conselho não tem mais moral pra dizer q defende o São Paulo. Canalhas!

  14. Esse capítulo é so mais um ato deplorável e nefasto daqueles que se julgam acima da verdade. A soberba vai levar o SPFC ao mais profundo caos, não reconhecer seus erros me leva a crer que na verdade não houve erro e sim ma fe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.