Tentando marcar seu nome no SP, Cuca enfrenta um consagrado Renato

São Paulo e Grêmio se enfrentam neste sábado (31), às 11h (de Brasília), no Estádio do Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Do lado de fora do gramado, Cuca e Renato Portaluppi fazem um duelo à parte. O primeiro tenta marcar seu nome na história do Tricolor Paulista com o fim do jejum de títulos. Já o segundo alcançou a glória no comando do Tricolor Gaúcho depois de três passagens.

Cuca é lembrado pelos torcedores do São Paulo como o grande responsável pela montagem do elenco multicampeão de 2005. O treinador esteve à frente da equipe em 2004 e trouxe Fabão, Danilo e Grafite, jogadores essenciais para as conquistas do Campeonato Paulista, da Copa Libertadores e do Mundial de 2005. Contudo, deixou a equipe do Morumbi em agosto do ano de sua chegada, não participando dos títulos. Agora, tenta conduzir o time de volta ao caminho dos troféus.

Renato Portaluppi também não levantou taças nas primeiras passagens pelo Grêmio, apesar de fazer campanhas de destaque. Em 2010, tirou o Tricolor Gaúcho da zona de rebaixamento para levar à repescagem da Libertadores de 2011. E em 2013, bateu na trave ao ficar com o vice-campeonato brasileiro.

Foi só em 2016 e 2017 que o ex-atacante entrou na história do clube como técnico. Implementando um futebol vistoso e ofensivo, o “melhor do Brasil”, segundo ele mesmo, conquistou a Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores de 2017, além de outros quatro títulos. Antes disso, foi campeão da Libertadores, do Mundial e bicampeão gaúcho como jogador. Hoje, é o treinador mais longevo do Campeonato Brasileiro.

Adversário deste final de semana, o Grêmio também já foi a casa de Cuca como atleta e treinador. Com chuteiras, ele foi tricampeão gaúcho, campeão da Copa do Brasil e campeão da Supercopa do Brasil. Com o boné, porém, levou o Imortal ao rebaixamento no Brasileirão de 2004, logo depois de sua passagem pelo São Paulo.

No histórico recente, o confronto direto entre os dois comandantes é marcado pelo equilíbrio. Desde que o atual técnico são-paulino voltou ao Brasil depois da experiência no futebol chinês, eles se enfrentaram quatro vezes: uma vitória para cada lado e dois empates. O triunfo de Renato, porém, rendeu a classificação de sua equipe na Copa do Brasil de 2016.

Com dois treinadores que priorizam jogar futebol, o duelo promete ser eletrizante. O São Paulo busca superar o revés contra o Vasco, que deu fim a uma sequência de nove jogos sem derrota. O Grêmio, por sua vez, vai com o moral elevado depois de eliminar o Palmeiras nas quartas de final da Copa Libertadores, em pleno Pacaembu.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*