Sem reserva, São Paulo depende de ‘melhor’ Luis Fabiano desde 2011

Luis Fabiano evolui ao passo em que seu corpo dá os primeiros sinais do declínio por causa da idade. Aos 33 anos, o atacante do São Paulo admite limitações físicas para jogar. Se desde 2011 – quando retornou ao Morumbi – reduz o número de contusões e suspensões, e aumenta o número de partidas jogadas, vê também o próprio corpo impedir o rendimento do artilheiro que se tornou ídolo do clube. Em 2014, sem um reserva para o camisa 9, o São Paulo será dependente de Luis Fabiano, que terá de estar em sua melhor forma desde a saída do Sevilla (ESP).

Em 2013, o atacante Aloísio foi um dos destaques na campanha que tirou o São Paulo da zona de rebaixamento sob o comando do técnico Muricy Ramalho. O reserva foi o primeiro a colocar Luis Fabiano no banco de reservas do Morumbi desde 2001. Só havia acontecido em oito ocasiões, todas elas na temporada de estreia do jogador no clube, há mais de 12 anos. A má fase do camisa 9 assustou e justificou a troca, que não deverá acontecer em 2014.

A diretoria tenta, mas não consegue reforçar o elenco. A justificativa é que não há opções no mercado. Os dirigentes já admitem que pode não haver um reserva para Luis Fabiano, assim como reconhecem a necessidade. Antes de Aloísio, foi Willian José, em 2012, quem segurou a vaga com desempenho razoavelmente bom nas oportunidades que o titular não conseguiu jogar.

E o desfalque é frequente. Desde o retorno ao clube, Luis Fabiano participou de 50% das partidas. Ele atuou em 107 dos 240 jogos disputados desde o dia 29 de março de 2011, data de sua apresentação para 40 mil pessoas no Morumbi, que teve Juvenal Juvêncio e Rogério Ceni como mestres de cerimônia. Em 2011, a lesão em um tendão próximo ao joelho direito fez com que sua estreia fosse adiada para outubro. O atacante sofreu com um problema de cicatrização após operação, e teve de passar por uma cirurgia plástica. Ele só jogou no fim da temporada.

No ano seguinte, novos problemas. Alguns decorrentes da grave lesão na perna direita. O desequilíbrio de força fez com que o camisa 9 sofresse diversos problemas musculares. Dos 78 jogos de 2012, Luis Fabiano participou de 44. O índice marca atuação em 56% das partidas disputadas naquela temporada. Apesar do número baixo, o atacante se mostrou letal: mesmo sem grandes sequências, por causa das lesões e suspensões, fez 31 gols – excelente marca, de 0,7 gol por jogo no ano.

 

Fonte: Uol

Um comentário em “Sem reserva, São Paulo depende de ‘melhor’ Luis Fabiano desde 2011

  1. com certeza, quando quis ser contratado por essa diretoria desequilibrada, ele, mesmo no estaleiro do Sevilla, garantia estar em ótimas condições físicas.
    Deveria chamar o JJ de lado e renegociar seu contrato por produtividade (isso é muita burrice minha esperar uma coisa dessa do LF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*