São Paulo tem melhor começo de Brasileiro na história dos pontos corridos

Com a vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0 deste sábado, o São Paulo foi a 16 pontos e assumiu a liderança do Brasileirão. Essa pontuação, entretanto, tem um peso ainda maior: é a melhor campanha do time Paulista nas sete primeiras rodadas na história do Brasileirão dos pontos corridos.

Até este sábado, as duas melhores campanhas iniciais do clube do Morumbi tinham sido em 2006 e em 2011 – nas duas ocasiões foram 15 pontos nos sete primeiros jogos. Os resultados, entretanto, foram diferentes: na primeira vez a equipe chegou ao título brasileiro; na segunda, ficou apenas no sexto lugar.

Também é a primeira vez que o São Paulo assume a liderança na sétima rodada; o mais próximo que tinha chegado disso foi a segunda colocação em 2011. Em 2006, 2007 e 2008, anos nos quais foi campeão, o Tricolor ocupava, no máximo, a quarta colocação nesse momento.

Se é, por um lado, um começo promissor, está longe de ser uma garantia – ou mesmo um indício – de uma briga pelo título. Desde 2003, vários clubes tiveram campanhas similares e passaram longe de levantar a taça.

Em 2006, o Fluminense fez 16 pontos em sete rodadas, mas terminou o campeonato na 15ª posição, perigosamente perto da zona do rebaixamento. Em 2010, o Ceará fez 17, e acabou apenas no 12º lugar.

O São Paulo está empolgado com o começo de trabalho de Juan Carlos Osorio – neste sábado, Rogério Ceni disse que o treinador colombiano poderia se tornar na América do Sul um ídolo como Mourinho e Guardiola são na Europa.

Há, no Morumbi, variávels, como a ação judicial de Pato pelo não pagamento de salários e o interesse de clubes da Europa em Ganso.  Para se manter no topo da tabela, o São Paulo precisará lidar com elas e manter sua regularidade – caso isso não ocorra, a marca atingida após sete jogos não terá nenhum significado.

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*