São Paulo lança ‘Soberano 2’ com Ceni como astro, mas sem Autuori

Em evento fechado para jornalistas, o departamento de comunicação do São Paulo lançou na manhã desta segunda-feira, em um shopping da zona Sul da capital o filme “Soberano 2”, que conta a história da conquista do tricampeonato mundial de clubes da Fifa de 2005, no Japão. Em parceria com a G7 Cinema, a produção tem a duração de 90 minutos e entrará em circuito nacional a partir de quinta-feira.

O filme mostra imagens exclusivas feitas pelo clube e por torcedores desde o embarque da delegação tricolor para o Japão. Relata a festa feita no aeroporto de Cumbica, a intimidade dos atletas no avião e detalhes dos treinos e dos jogos contra o Al-Ittihad e Liverpool, este último realizado no dia 18 de dezembro e que terminou com a vitória tricolor por 1 a 0, gol marcado pelo volante Mineiro.

Cinco atletas do time campeão falam durante o filme: Rogério Ceni, o protagonista da produção, o zagueiro Lugano, o volante Mineiro e os atacantes Aloísio e Amoroso. Quatro torcedores selecionados pela produção também dão depoimentos: um que esteve no Japão, outro que viu a decisão em uma escola de samba na capital paulista, um terceiro que estava preso em um quartel militar e um quarto que estava fazendo intercâmbio nos Estados Unidos e só conseguiu acompanhar a decisão porque um amigo ligou uma webcam apontada para a televisão de sua casa.

Negativamente, o filme chama atenção pela falta de depoimento do técnico Paulo Autuori, considerado pelos próprios atletas como uma das peças mais importantes da conquista. Em conversa com os jornalistas após a exibição, os produtores Maurício Arruda e Carlos Nader explicaram que isso não pôde ser feito porque o treinador trabalha no mundo árabe e não houve compatibilidade na agenda para que ele pudesse vir ao Brasil.

Além dos personagens tricolores, dois outros se destacam: um torcedor do Liverpool, que foi encontrado na comunidade brasileira da equipe inglesa, e o auxiliar mexicano Hector Vergara, que teve papel decisivo na conquista brasileira ao acertadamente anular os três gols do time inglês na decisão. Em dois, os atacantes estavam impedidos, e, no terceiro, a bola que saiu da cobrança de escanteio deu a volta por fora do campo antes de chegar à área.

O Corinthians, maior rival, também é lembrado durante o filme. Isso porque, logo no início da partida, um torcedor alvinegro invadiu o gramado do estádio de Yokohama e atirou um boneco do personagem Bambi (usado para provocar os são-paulinos) no goleiro Rogério Ceni. Os próprios atletas ressaltaram que isso foi fundamental para que o time se acalmasse em campo e pudesse perder o medo de enfrentar a equipe inglesa. O médico na época e hoje conselheiro Marco Aurélio Cunha é quem dá a pitada de ironia sobre o ocorrido.

– Aconteceu tudo dentro do esperado. O São Paulo foi campeão mundial e o torcedor corintiano acabou preso.

Fonte: Globo Esporte

Um comentário em “São Paulo lança ‘Soberano 2’ com Ceni como astro, mas sem Autuori

  1. Nada como a distância do tempo para ajustar nossas perspectivas.
    Em 2005 apesar da imensa alegria pelo titulo eu achava que a equipe não chegava perto do time de 1992 e 1993. Hoje reciclo minha opinião. Tivemos verdadeiras feras e homens em campo que nada deixaram a desejar em comparação a outros grandes esquadrões do São Paulo, com a vantagem da imensa doação pessoal pelo título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*