São Paulo joga o básico, vence Paulista no Morumbi e se recupera

Depois do tropeço no clássico contra o Palmeiras, primeiro grande teste da temporada, o São Paulo voltou a vencer. Na noite desta quinta-feira, passada alguma dificuldade inicial, a equipe jogou o básico para derrotar o Paulista por 2 a 0, no Morumbi, com um gol em cada tempo. O zagueiro Antônio Carlos abriu o placar, e Luis Fabiano fechou a conta para confirmar a recuperação.

Agora com 12 pontos, na liderança do Grupo A do Campeonato Paulista, o São Paulo atua de novo no domingo, diante da Ponte Preta, em Campinas. O time de Jundiaí (com dois pontos, na lanterna do Grupo C) recebe o Penapolense, na terça-feira.

Nesta quinta, quando Muricy Ramalho igualou Telê Santana como técnico que mais vezes (176) dirigiu o São Paulo no Morumbi, quem começou melhor foi o Paulista, que tinha treinador novo: Márcio Bittencourt. Em vez de um jogo defensivo, a proposta inicial do time interiorano foi atacar cedo. Logo aos dois minutos, David Batista recebeu de costas dentro da área, girou e bateu firme no ângulo esquerdo, mas Rogério Ceni fez bela defesa.

No minuto seguinte, após bola lançada da defesa, o mesmo atacante levou a melhor em dividida com Rodrigo Caio (que se atrapalhou, caiu no chão e reclamou de falta) e só não partiu livre em direção à área porque Antônio Carlos mostrou boa recuperação e chegou a tempo de desarmá-lo e salvar seu companheiro de zaga.

 

Com difícil acesso além da intermediária ofensiva, o São Paulo trocava passes à espera de melhores oportunidades diante do goleiro Juliano. O jeito era apostar em lances individuais, e quem melhor fez isso foi Ademilson. Sempre que acionado, o atacante insistia em carregar a bola em velocidade e tentar tabela com Luis Fabiano, que se via bem vigiado por Diego Santos e principalmente Emerson.

A velocidade de Ademilson e dos demais são-paulinos que jogavam pelas beiradas era quase sempre brecada com faltas ou escanteios. Em uma dessas bolas paradas, aos 19 minutos – quatro depois de Emerson ter desperdiçado uma boa chance de cabeça, cara a cara com Rogério Ceni -, Antônio Carlos se chocou com um marcador do Paulista dentro da área e pediu pênalti não marcado.

Aos poucos – bem pouco -, o São Paulo ia chegando. Aos 21 minutos, Álvaro Pereira ficou com sobra no bico esquerdo da área e bateu cruzado, rente à trave. O gol sairia bem perto dali. Após cobrança de escanteio do próprio lateral esquerdo uruguaio, Antônio Carlos desviou rasteiro e abriu o placar do Morumbi. Foi seu quarto gol na temporada, o nono em menos de um ano com a camisa tricolor.

Em vantagem, a equipe da casa foi se soltando mais. Depois de uma boa jogada pela lateral direita, com Luis Ricardo, Luis Fabiano enganou a marcação e deixou que a bola passasse para Osvaldo completar por cima do travessão. Na sequência, foi a vez de o centroavante arriscar de fora da área, mas parar em defesa de Juliano no canto direito baixo.

Na volta do intervalo, o São Paulo teve muito mais espaço e consequentemente menos dificuldade. Aos quatro minutos, Paulo Henrique Ganso recebeu na pequena área, livre de marcação, e perdeu chance incrível de ampliar a vantagem. Três minutos mais tarde, foi a vez de Luis Fabiano desperdiçar oportunidade cara a cara com o goleiro, que espalmou um forte arremate e impediu o segundo gol são-paulino.

Mas Juliano nada pôde fazer aos 16 minutos, no momento em que Osvaldo fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro. A bola atravessou boa parte da área sem ser desviada e deixou o goleiro sem ter muito o que fazer quando Luis Fabiano tocou de primeira, com a perna esquerda, e balançou a rede para marcar 2 a 0 e chegar a cinco gols no ano.

Daí até o apito final, o que mais chamou atenção foram os cantos de uma torcida organizada que sempre criticou o camisa 9 e, nesta noite, o ovacionou. Irritados com a contratação de Alexandre Pato, envolvido em troca que levará o meia Jadson ao Corinthians, os são-paulinos entoaram o nome de Luis Fabiano para reforçar o descontentamento pela chegada do atacante corintiano, que em 2013 foi algoz de Rogério Ceni e companhia em mais de uma ocasião.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X PAULISTA

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 6 de fevereiro de 2014, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado
Assistentes: Danilo Simon Manis e Claudenir Donizeti da Silva
Público: 6.593 pagantes
Renda: 
R$ 164.435,00
Cartões amarelos: 
Lusmar, Esquerdinha, Mineiro (Paulista)
Gols: SÃO PAULO: Antônio Carlos, aos 30 minutos do primeiro tempo, e Luis Fabiano, aos 16 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luis Ricardo, Rodrigo Caio, Antônio Carlos (Paulo Miranda) e Álvaro Pereira; Maicon, Wellington e Paulo Henrique Ganso; Ademilson (Boschilia), Luis Fabiano (Ewandro) e Osvaldo
Técnico: Muricy Ramalho

PAULISTA: Juliano; Raul (Umberto), Diego Santos, Emerson e Jeff Silva; Umberto, Lusmar, Jô, Dinélson (Márcio Pitt) e Esquerdinha (Carlão); David Batista
Técnico: Márcio Bittencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*