São Paulo fecha o ano com derrota para o Coritiba

O Coritiba disputará a Série A do Campeonato Brasileiro em 2014. Na tarde deste domingo, a equipe dirigida por Tcheco foi até Itu, no interior paulista, e derrotou o São Paulo por 1 a 0 para selar a sua fuga da zona de rebaixamento. O gol do alívio foi marcado pelo zagueiro Luccas Claro, aos 29 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, o Coritiba encerrou a sua campanha no Campeonato Brasileiro com 48 pontos ganhos, sem nem sequer ter dependido dos resultados dos cariocas Vasco e Fluminense, que dividiam a zona da degola com os previamente rebaixados Ponte Preta e Náutico.

Já o São Paulo permaneceu com 50 pontos, fechando com uma nova derrota um ano para ser esquecido (com eliminação para o rival Corinthians no Campeonato Paulista, mesmo algoz da Recopa Sul-americana, e quedas diante dos também alvinegros Atlético-MG na Copa Libertadores da América e Ponte na Copa Sul-americana).

Ao menos a possibilidade de rebaixamento no Brasileiro deixou de ser um problema para o São Paulo nas últimas rodadas. Com os contratos do técnico Muricy Ramalho e do goleiro Rogério Ceni já renovados, o clube do Morumbi agora se planeja para fazer um 2014 melhor do que foi o seu 2013.

O jogo – O fato de não ter mais pretensões na temporada não tirou o ímpeto ofensivo do São Paulo nos primeiros minutos da partida contra o Coritiba. Tanto é que o trio de atacantes formado por Ademilson, Luis Fabiano e Welliton encontrou dificuldades para não ficar em impedimento.

Do outro lado, o Coritiba tinha um bom motivo para impedir o São Paulo de se animar ainda mais em campo. Ameaçado de rebaixamento, o time visitante adotou uma estratégia cautelosa diante de seus torcedores que foram ao interior paulista. Havia um deles que, mesmo de maca, havia sido levado por amigos para as arquibancadas do Novelli Júnior.

Aos sete minutos, Paulo Henrique Ganso certamente causou mal-estar no público cardíaco do Coritiba. O meia recebeu um bom passe dentro da área, driblou o seu marcador com categoria e buscou o ângulo na conclusão. A bola acertou o travessão.

Apesar do susto, o Coritiba conseguiu controlar a pressão do São Paulo à base de muitas trocas de passes no meio-campo. Com o tempo, começou também a atacar. O veterano Alex só exagerava um pouco ao assumir a responsabilidade no duelo, tentando resolver tudo sozinho, e esbarrava na defesa adversária.

O Coritiba se saiu melhor com bolas paradas e levantamentos na área. Foi através de um cruzamento da esquerda de Carlinhos, aos 29 minutos, que abriu o placar. Leandro Almeida ganhou a disputa pelo alto com Edson Silva e escorou a bola. Na sequência, Luccas Claro aproveitou a furada de Antônio Carlos para estufar a rede com um chute forte.

O gol tranquilizou o Coritiba – ainda mais porque resultados de concorrentes na luta contra o rebaixamento também eram favoráveis no momento. Já o São Paulo tentou encurtar o caminho para o empate com chutes de longa distância. Passou perto da meta em algumas oportunidades, mas não o bastante para mexer no marcador da etapa inicial.

Para tentar mudar o jogo no segundo tempo, Muricy Ramalho sacou o seu atacante que menos se destacava, Welliton, para apostar na entrada de Silvinho. Logo aos dois minutos, contudo, quase viu o Coritiba ampliar com Julio Cesar, que desperdiçou grande chance ao errar o alvo depois de ficar livre de marcação dentro da área do São Paulo.

A equipe visitante se entusiasmou com o bom recomeço de jogo e voltou a incomodar o São Paulo pouco depois. Aos nove, Alex arrancou para completar um cruzamento vindo da direita com um arremate de primeira e carimbou o travessão. Não satisfeito, Tcheco trocou Victor Ferraz por Germano em seguida.

O São Paulo também não desistiu de mudar os rumos da partida. Muricy fez outra alteração no seu ataque, com Aloísio na vaga de Ademilson. De novo, não surtiu efeito. A bola voltou a acertar a trave do gol defendido por Rogério Ceni aos 29 minutos, quando Antônio Carlos desviou um cruzamento da direita e quase anotou contra.

De qualquer forma, a vitória pelo placar mínimo estava de bom tamanho para o Coritiba. Foi por causa do 1 a 0 que os torcedores alviverdes passaram todo o restante do segundo tempo festejando a permanência na Série A no Novelli Júnior. Àquela altura, o jogo com o São Paulo já não reservava maiores emoções.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 1 CORITIBA

Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data-Hora: 8/12/2013 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Público/renda: R$ 96.302,00/9.220 pagantes
Cartões amarelos: Denilson, Luis Fabiano, Rodrigo Caio (SAO); Victor Ferraz, Júnior Urso, Vná (COR)
Cartão vermelho: Nenhum
Gol: Luccas Claro, 28’1ºT (0-1)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Antônio Carlos, Rodrigo Caio e Edson Silva; Douglas, Denilson, Paulo Henrique Ganso e Reinaldo; Ademilson (Aloísio – 23’2ºT), Welliton (Silvinho – intervalo) e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho

CORITIBA: Vaná; Victor Ferraz (Germano – 20’/2ºT), Luccas Claro, Leandro Almeida e Diogo; Willian, Júnior Urso, Gil, Carlinhos (Chico – 41’2ºT) e Alex (Lincoln – 28’2ºT); Julio Cesar. Técnico: Tcheco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*