São Paulo ‘encara’ histórico da Libertadores para tentar classificação

Apesar de ter batido o Atlético-MG na última quarta por 2 a 0, pela Libertadores, o São Paulo sabe que terá muitas dificuldades para superar o Galo novamente, agora pela fase de oitavas de final do torneio. Ainda, somada à força do elenco atleticano, os números não são muito animadores a favor do Tricolor.

Classificado como pior segundo colocado de seu grupo (o 3), enfrentará a equipe de melhor campanha, os mineiros. Desde que a competição tem essa fórmula de disputa nos mata-matas, implementada em 2005, apenas dois clubes classificados como o segundo pior de seus respectivos grupos passaram às quartas de final.

Em 2010, o Corinthians somou 16 pontos no Grupo 1 e encarou, nas oitavas, o Flamengo, segundo colocado no Grupo 8, com 10 pontos. No Maracanã, vitória rubro-negra por 1 a 0, gol de Adriano, de pênalti. Na partida de volta, no Pacaembu, vitória do Timão por 2 a 1. Por conta do gol anotado fora de casa – por Vágner Love – os cariocas garantiram a classificação.

No ano seguinte, outro brasileiro sofreu depois de ter feito a melhor campanha do torneio. O Cruzeiro, coincidentemente do técnico Cuca, hoje no Galo, conquistou também 16 pontos na fase de grupos. Nas oitavas, encarou os colombianos do Once Caldas, que haviam somado apenas 7, mesmo número de pontos que somou, na edição de 2013, o São Paulo, adversário do mesmo Cuca agora.

No primeiro confronto, na Colômbia, vitória cruzeirense por 2 a 1. No duelo de volta, em Sete Lagoas, Minas Gerais, a Raposa perdeu por 2 a 0 e deu adeus à Copa Libertadores.

Os números, ou pelo menos a maioria deles, apontam que a tarefa do clube do Morumbi é ainda mais difícil. Contudo, Cuca já experimentou o pior na competição justamente contra um time que somou apenas 7 pontos no torneio. A moeda vai cair em pé para o São Paulo de novo?

Os confrontos dos times com melhor campanha desde 2005 (placares agregados):

2005 – River Plate (ARG) 5 x 4 LDU de Quito (EQU)
2006 – Vélez Sarsfield (ARG) 6 x 4 Newell’s Old Boys (ARG)
2007 – Santos 5 x 4 Caracas (VEN)
2008 – Fluminense 3 x 1 Atlético Nacional (COL)
2009 – Grêmio 5 x 1 Universidad San Martín (PER)
2010 – Corinthians 2 x 2 Flamengo – Fla passou pelo gol fora de casa
2011 – Cruzeiro 2 x 3 Once Caldas (BOL)
2012 – Fluminense 2 x 1 Internacional
Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*