São Paulo atribui ao caso Corinthians punição ao Morumbi

Embora o São Paulo já esperasse algum tipo de punição, ao menos financeira, pelo caso ocorrido na final da Copa Sul-Americana do ano passado, a diretoria do clube acredita que o ocorrido na Bolívia com o Corinthians pode ter acelerado a apreciação da Conmebol sobre o acontecido no Morumbi.

O Tribunal Disciplinar da Conmebol puniu o São Paulo com a perda do mando de campo de uma partida e a equipe terá que jogar contra o Atlético-MG no Pacaembu, pela Libertadores, no próximo dia 17 de abril. Além disso, o clube terá que pagar multa de US$ 100 mil, cerca de R$ 200 mil.
O vice-presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, disse ao UOL Esporte que o fato de o comitê disciplinar da entidade ter se reunido para tratar do caso da morte do torcedor do San Jose por um sinalizador saído da torcida do Corinthians pode ter adiantado a análise do caso são-paulino. “A oportunidade da comissão se reunir pode ter acelerado ou precipitado a apreciação. Por que isso não foi feito antes?”, questionou.
Na final da Sul-Americana, em dezembro de 2012, os jogadores do Tigre alegaram terem sido agredidos no vestiário do Morumbi, por seguranças do São Paulo, e não voltaram para o segundo tempo. O time brasileiro vencia a partida por 2 a 0 e foi declarado campeão do torneio.
Para Leco, a punição dada ao São Paulo não é por conta da confusão que se estabeleceu nos vestiários. “Eu entendo que os acontecimentos do nosso jogo contra o Tigre, em relação a brigas e discussões, o São Paulo não tem qualquer responsabilidade que justifique a punição. A única hipótese teria sido a invasão de campo da torcida para comemorar. Isso só aconteceu, em um tom festivo e sem tumulto, porque o jogo ocorreu antes do tempo terminar”, disse.
Por fim, o dirigente declarou que a diretoria jurídica do clube já está estudando o caso para ver as medidas possíveis e que jogar no Pacaembu “não é problema nem dificuldade”, dado o histórico de “bons resultados” que o São Paulo tem no estádio. Além disso, ele espera da Conmebol alguma punição mais severa ao Tigre. O clube argentino recebeu somente a punição financeira, no mesmo valor do time do Morumbi “É muito estranho que eles tenham deixado de voltar para o segundo tempo e não terem sido punidos”, conclui.
O São Paulo tem até a próxima sexta-feira para recorrer da sentença. Os próximos adversários do time paulista na Libertadores são o The Strongest (BOL), na quinta-feira, e o Arsenal (ARG), somente no dia 7 de março.
Em um comunicado oficial, a Conmebol anunciou que o Corinthians jogará com portões fechados até que uma decisão seja tomada, com prazo máximo de 60 dias. A pena foi devida a morte de Kevin Espada, torcedor de 14 anos que morreu na partida da última quarta-feira. Além de ficar sem torcedores nas partidas no Pacaembu, o clube não poderá contar com torcida nas partidas que jogar fora de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*