Santos é o paulista que melhor usa Copinha; fonte do São Paulo ‘seca’

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa na sexta-feira com 104 clubes e mais de 2.000 jogadores inscritos, numa grande “peneira” que abre o calendário do futebol nacional há mais de 40 anos. A expectativa maior, como de costume, recai sobre os quatro grandes paulistas. Nos últimos cinco anos, em quatro o troféu ficou no estado – o Corinthians foi campeão duas vezes (2009 e 2012), o São Paulo levou em 2010 e o Santos é o atual detentor do título. Só o Palmeiras não conquistou o torneio, mas tem mostrado evolução – foi semifinalista este ano e vice no Campeonato Brasileiro da categoria.

A torcida quer título, mas o maior objetivo dos clubes é, claro, revelar jogadores. E os números comprovam: dentre os quatro grandes clubes paulistas, o Santos é o que mais usa a Copa São Paulo como “laboratório”. Nos últimos três anos, 18 atletas escalados pelo Peixe no torneio foram usados no time de cima – muitos deles com destaque, como Gustavo Henrique, Alison, Neilton e Geuvânio. Antes disso, o Santos ainda teve jogadores como Neymar, Alan Patrick e André na Copinha (de 2009).

montagem copinha - Igor (Corinthians), João Denoni (Palmeiras), Geuvânio (Santos) e Lucas Evangelista (São Paulo) (Foto: Editoria de Arte)Igor (Corinthians), Denoni (Palmeiras), Geuvânio (Santos) e Evangelista (São Paulo): da Copinha para o profissional

Já o São Paulo, depois do sucesso da geração de 2010, com Lucas e Casemiro, teve poucos garotos promovidos a partir da Copinha de 2011 pra cá. Só 11 jogadores que disputaram o torneio nos últimos três anos acabaram sendo aproveitados no time profissional. Alguns se firmaram, como Rodrigo Caio e Ademilson. Mas a maioria teve poucas chances e acabou sendo repassada a outros clubes, como Luiz Eduardo, Henrique Miranda e Dener.

O Palmeiras viu também 11 jogadores oriundos da Copinha nos últimos três anos serem aproveitados no time de cima. Mas só um conseguiu se firmar como titular – o atacante Vinícius, que disputou o torneio em 2011 e 2013. A maioria teve poucas oportunidades e acabou sendo emprestada para ganhar experiência, como João Denoni, Bruno Dybal e Patrick Vieira. Essa prática, às vezes, dá certo. O lateral-direito Luis Felipe, por exemplo, disputou a Copinha de 2010, rodou por alguns times por empréstimo e voltou este ano como titular absoluto da posição com Gilson Kleina. O rápido destaque na Série B chamou a atenção de outros clubes, tanto que o atleta está perto acertar com o Benfica, de Portugal.

O Corinthians teve 13 jogadores da Copinha que foram promovidos – e entraram em campo – pelo time profissional. O zagueiro Marquinhos nem teve tempo para se firmar entre os titulares – foi negociado com o Roma e na sequência com o Paris Saint-Germain, numa ascensão meteórica que o levou à seleção brasileira, com chances reais de disputar a próxima Copa do Mundo. Caso raro.

Assim como no São Paulo e no Palmeiras, os garotos do Corinthians também penam para encontrar espaço no time de cima. Dentre os promovidos nos últimos três anos, o lateral-esquerdo Igor foi o único a ter sequência como titular – e isso por conta da lesão de Fábio Santos e da ausência de um reserva imediato.

correcao_Info_Jogadores-Aproveitados_da_COPA-SP_Junior_03 (Foto: Infoesporte)Atletas que subiram, mas que apenas treinaram no profissional não foram considerados (Foto: Infoesporte)

 
Maior campeão da Copinha, o Corinthians inicia a busca pelo seu nono troféu do torneio no próximo domingo, às 19h, contra o Tuna Luso, em Limeira (SP). Atual vencedor, o Peixe encara no mesmo dia, mas às 17h, o Alecrim, na Vila Belmiro, no primeiro compromisso rumo ao tricampeonato no torneio.

Na sexta-feira, o São Paulo terá duelo internacional em seu primeiro jogo na competição – o Tricolor encara o Kashiwa Reysol, do Japão, na Arena Barueri, às 21h. No sábado, o Palmeiras encara o Fluminense-BA, às 19h, em São Carlos.

 

Fonte: Globo esporte

2 comentários em “Santos é o paulista que melhor usa Copinha; fonte do São Paulo ‘seca’

  1. E o timasso do stjd,
    ???? vai jogar aonde ????
    quero assistir esses bandidos
    que destruiram a pouca credibilidade
    do nosso rico futebol dentro de campo,
    porque fora dele e uma tapecaria de dar inveja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*