Raí analisa movimentação do mercado na próxima janela

Aguirre projeta reforços para o São Paulo na próxima semana. Raí também. O diretor-executivo de futebol falou sobre o planejamento do Tricolor durante a pausa no Brasileirão para a Copa do Mundo. A prioridade é a contratação de um atacante de lado.

– Teve a saída do Marcos Guilherme, do Valdívia, jogadores que não tinham se firmado como titular e que tinham um custo importante. É pensar nessa engenharia financeira com ambição esportiva, com peças precisas que possam dar opções concretas e com força para o treinador – disse Raí.

O dirigente não fala em nomes. Mas afirma categoricamente que jogadores vão chegar ao elenco. E alguns também vão sair. Só que Raí quer segurar os mais importantes.

– Nessa janela, com certeza, vão existir movimentações importantes. Temos de estar atentos para não perder jogadores que façam cair a qualidade, acho que isso a gente consegue, e, se possível, melhorar a qualidade da equipe – analisou o diretor-executivo.

Dentre as saídas previstas estão: Rodrigo Caio, que se recupera de cirurgia no pé esquerdo, Cueva, que está na Copa do Mundo com a seleção peruana, Éder Militão, que tem sondagens da Europa, e Júnior Tavares, com interessados no Brasil.

– Temos opções (para essas possíveis saídas), mas vamos estar atentos e de olho no mercado para termos um elenco cada mais rico para o treinador… Imprevistos podem acontecer e precisamos estar prontos para reiniciar o mais rápido possível – falou Raí.

Cueva, que está com a seleção peruana para a disputa da Copa do Mundo, deve ser vendido (Foto: Getty Images)

Cueva, que está com a seleção peruana para a disputa da Copa do Mundo, deve ser vendido (Foto: Getty Images)

O São Paulo faz seu último jogo antes da pausa no Brasileirão nesta terça-feira, às 21h30, contra o Vitória, no Morumbi, pela 12ª rodada. Depois, o elenco terá 12 dias de folga e volta a treinar no dia 25 de junho. Mas a comissão técnica e a diretoria devem seguir trabalhando atrás de reforços.

– Essa parada vai ser boa para o São Paulo, mas não pode comemorar muito, porque ela vai ser boa para todos que vão trabalhar e vão estar no mesmo sentido. Importante é que a gente siga nessa evolução e procure acertar nas decisões – concluiu Raí.

Após 11 rodadas, o Tricolor aparece na disputa pelas primeiras posições, com 20 pontos. Até agora, o time do técnico Aguirre tem cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.

Fonte: Globo Esporte

18 comentários em “Raí analisa movimentação do mercado na próxima janela

  1. Engraçado, os mesmo torcedores que HOJE defende a contratação do Diego Souza como acerto pelo diretor são os mesmo que odiosamente pediam a saída dele do clube!!!!

    É só voltar nos comentários pós jogo contra os Gambás!!!

    Eu NUNCA falei de jogador ou de contratação mal feita pelo diretor (exceto Trellez) eu sempre falei em COERÊNCIA E PLANEJAMENTO!!!!!

    Meu ponto de vista, NUNCA vai ser um ponto final!!!!

    Eu critiquei INÚMERAS VEZES o treinador, mas hoje vejo que ele vem escalando o time de forma avançada, desse momento em diante eu não critiquei mais, pelo contrário defendo a escalação dele Hoje!

    Mas para algumas pessoas as criticas soa como ofensa ppr não compactuar da mesma opinião, para essas pessoas apenas uma palavra EVOLUAM!!!!

  2. Eu vejo muitos torcedores pedir jogadores que eu também ADORARIA ter no time.

    Mas uma contratação PLANEJADA passa por dois pontos Orçamento e necessidade!!!

    Não se pode mais fazer como o Diretor vem fazendo contratações sem nanhum critério ou planejamento!!!!

    Quem deve INDICAR os nomes e as características é o TREINADOR, vamos precisar de laterais (por exemplo) espero que o diretor não contrate volante como ele fez outrora!!!!

    Eu sempre critiquei o treinador pela postura muito defensiva mas tenho que reconhecer que HOJE ele mudou essa postura e o time passou a ganhar!!!

    Mas os nomes deve partir do TREINADOR!!!!

    O diretor e sua equipe se mostrou INCOMPETENTE para NEGOCIAR, espero que não saia queimando dinheiro do clube com contratações que o treinador NÃO pediu como ele fez a 6 meses!!!!

    • Acho que o treinador é parte do processo na contratação, mas não pode ser só os jogadores que ele indicar que devem ser contratados, Nenê e Diego Souza são exemplos e os atuais artilheiros do time, ambos desdenhados pelo Dorival que não pediu as contratações , subaproveitou os dois, fez um péssimo trabalho e foi demitido, provando que estava errado em relação à estas contratações que se mostram úteis a cada dia.
      O grande Muricy indicou Bruno e Carlinhos, dois micos que ficaram na mão do SPFC, isso pq nem todas as contratações dão ou darão certas.
      O Lugano que foi uma contratação do saudoso MPG , era chamado de “jogador do presidente” , e quem se tornou Lugano na história do SPFC.
      O trabalho do Raí é bom sim, pra quem é novato e está há 6 meses no cargo já mostra pontos positivos, inclusive a contratação do Aguirre que mostra um bom trabalho.

      • Pactuo da mesma opinião.
        Mas vindo do reclamão do Cleirison não é novidade.
        Enfim, penso que o jogador tem que ter o perfil do clube. Já tivemos experiências anteriores com o Bauza que entupiu o time de jogadores dele e depois que saiu, ficaram lá dando prejuízos.
        Raí está correto em trazer jogadores independente do técnico.

      • Acho que deve levar em consideração a opinião do técnico, mas o atleta é cobrado para o clube, técnicos vão e vêm.
        O que não pode acontecer é contratar alguém porque o empresário tem “boas relações” com o dirigente, foi isso que trouxe um monte de pernas-de-pau e prejuízos.

  3. Torço muito para que Raí e sua equipe tenha cada vez mais êxito, pois Nenê, Everton, Diego Souza, Anderson Martins são bons exemplos de contratações que tem se mostrado corretas, mas apesar de boa vontade não posso deixar de criticar as contratações de Jean e Trellez, muito dinheiro para pouco retorno.

    Como dizem alguns companheiros em seus comentários, se formos buscar novos jogadores que venham para serem titulares e com histórico de sucesso, como foi o caso de Hernanes, e que se insista na base, uma vez que o momento para eles é bem melhor do que a temporada passada.

  4. Há algum tempo bato nessa tecla, somente contratar jogador comprovadamente acima da média para chegar e ser titular, caso contrário só atrapalha.

  5. Subir imediatamente Toro e Helinho, acho o Igor fraco, gostaria de ter o Miranda nesse time e porque não tentar o Lucas Moura por empréstimo já que só fica no banco no Tottenhan!!!!

    • Só uma pergunta … Você ajudaria a pagar o salário do Miranda e do Hernanes??? Pessoal pede jogador, porém não pensa no salário que estes jogadores recebem …

      • Olá Márcio, se pensarmos pequeno seremos pequeno se pensarmos grande seremos grande, tudo é uma questão de planejamento e isso nós já fomos mestre.

  6. As contratações do Raí estão se mostrando acertadas a cada dia que passa.
    Claro que nem todas darão certo, mas o aproveitamento até agora dos contratados é muito bom.
    Gostaria de um atacante que saiba fazer gols, Pato e Calleri são os meus favoritos mas acho muito difícil chegar qualquer um deles.
    Tomara que o Gonzalo seja uma grata surpresa positiva.

  7. Raí, seja inteligente! No mercado que o S.Paulo pode negociar você não vai encontrar nada melhor do que temos na base esperando oportunidades. Basta dá-las, como são dadas a diversos jogadores que não estão dando nada de diferente ao time (como foi dada ao Diego Souza, por exemplo, ou ao Petros, ao Hudson e até ao Edmar). O que vai acontecer é que o Aguirre vai sugerir nomes de seu gosto e, por isso, independentemente de jogarem bem ou não, insistir com eles, mesmo em detrimento ao desempenho do time. Estamos cansados de ver isso acontecer. Lembre-se do Murici e das avenidas laranjeiras; pagamos até hoje. Com um pouco de coragem da diretoria e boa vontade do trenero, nesse período de treinamento, dá para colocar um Toró por qualquer lado do campo e, com apoio de todos, vê-lo surpreender (coisa que qq um adquirido no mercado não vai fazer). Não só o Toró; o próprio Paulinho, já lançado pelo Aguirre; o Helinho, exímio driblador, coisa que não temos no elenco. Vamos experimentar o Igor, que parece ser confiante e ter boa personalidade, na armação, atrás dos atacantes ( acho que vai ser o melhor substituto do Nenê em seus impedimentos; apenas ao invés de jogar pelos lados, deixá-lo mais centralizado, como jogou o Alex, quando o Cruzeiro ganhou tudo dirigido pelo Pofexô).
    Vale a tentativa que, dando certo, fará muito bem ao clube e aos torcedores.
    É temerário? Mas e as contratações: também não são? Olhem aí o Carneiro, ganhando sem jogar e, mesmo que volte após a copa, será que o Aguirre vai tirar o Diego Souza para colocá-lo? Ainda mais: se o Aguirre não utilizar o uruguaio no meio, por que não experimentá-lo pelos lados, conforme era sua posição original, antes de sair gastando os tubos novamente em contratações duvidosas?
    Raí, não se deixe impressionar por palpites de torcedores e do treinador. Seja frio e realista antes de sair gastando os recursos do clube. O futebol brasileiro não dispõe de dinheiro nem de patrocínio suficiente para contratar algum jogador que, realmente, venha fazer diferença; sendo assim, pense em tudo isso e boa sorte!!!

    • Mas a base do SPFC desde o Rogério Ceni vem sendo usada como nunca antes.
      Achar que todo jogador que vem da base vai chegar e jogar no profissional, é utopia.
      Assim como nas contratações onde nem todas darão certo, os jogadores da base idem.
      Se juntar o Lucas Fernandes e o Shaylon, não chegam aos pés do veterano Nenê, que custou uma merreca, mas não quer dizer que serão ruins , só mostram que ainda não estão prontos para serem titulares do SPFC , diferente do Militão
      Tirando o próprio expressinho do SPFC em 1994 comandado pelo Muricy, não existiu time montado só com jogadores da base que deram certo.
      Na minha opinião é no máximo 3 garotos da base no time principal, isso se forem diferenciados.

      • Jairo, não existe isso de “não estarem pronto” com 20 anos ou mais e há mais de 01 ano treinando e jogando num time. Se o Lucas Fernandes e o Shailon, que, a meu ver, nunca foram protagonistas no sub20, não servem, não servem e ponto. Devem ser negociados ou emprestados e abrir vagas para novas oportunidades. Não estou pregando um time com todos vindos do sub20; só estou afirmando que o S.Paulo não tem recursos para contratação de um jogador de nível de seleção brasileira e que os jogadores disponíveis não são melhores que os citados acima; apenas podem ganhar mais por terem feito alguma boa temporada e vivem dela. O próprio Militão só se firmou porque na posição não existia mais ninguém e, por isso, teve todas as oportunidades que precisava. Isto não se deu, por exemplo, com o Brener. O Paulinho, que entrou muito bem contra o Palmeiras, no jogo seguinte foi preterido a favor do Trellez, que não joga nadinha.
        É isto.

        • Quando digo estarem prontos, é pq existe uma divisão de categorias que parte da premissa de crescimento pra se chegar no profissional , onde a diferença física é gritante em relação à molecada, vide o Araruna que esteve bem ontem e saiu com câimbras .
          A maioria dos garotos precisam de rodagem , tempo, adaptação e entrosamento, uma minoria chega e joga.
          O Hernanes e o Jean antes de serem campeões brasileiros foram emprestados para ganhar rodagem e experiência, voltaram e se mostraram ótimos valores.
          Será que o treinador vê um garoto como o Brenner arrebentando nos treinos e mesmo assim vai preferir o Trelles??
          Eu acho que não, até pq o suposto benefício de um jogador melhor é crucial para o sucesso do técnico , e neste caso ele não ia preterir o mesmo pelo fato de ser da base.
          Tanto nas contratações como quando se sobe um garoto da base, o risco de dar errado existe para ambos.
          Tem que subir para o time profissional se tiver qualidade para tal e não apenas por ser da base.

  8. Raí, pensar em um atacante de lado de campo tem que vir alguém muito bom, já de Nome,porque se for aposta prefiro dar chance aos meninos da Base, um bom meia na armação, talvez mais 1 Zagueiro pra saída do Caio e porque não comprar o Hernanes caso o Rodrigo Caio seja vendido por uma Boa quantia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*