Portuguesa aceita proposta e São Paulo fecha com Luis Ricardo

A Portuguesa aceitou nesta terça-feira a última proposta do São Paulo e chegou a um acordo pela venda de 60% dos direitos econômicos do lateral direito Luis Ricardo, de 29 anos. O negócio fechou em R$ 2 milhões, que serão pagos em três parcelas pelo clube do Morumbi, de janeiro a setembro de 2014. O jogador firmará contrato de três anos com o São Paulo, até o fim de 2016.

A negociação entre São Paulo e Portuguesa pelo jogador durou mais de um mês após a nova investida tricolor. Os dirigentes são-paulinos chegaram a um acordo com Luis Ricardo no início de outubro, mas tiveram de fazer diversas ofertas à Lusa para concluir o negócio.

O São Paulo chegou a fazer quatro propostas anteriores, tentou envolver jogadores por empréstimo, mas encontrou na Lusa a resistência ao acréscimo de atletas e o pedido por pagamento à vista. No fim, o clube detentor dos direitos econômicos de Luis Ricardo aceitou receber abaixo dos R$ 2,3 milhões que exigia, e não recusou frente à oferta de pagamento em três vezes.

Luis Ricardo ficará na Portuguesa e brigará contra o rebaixamento no Brasileirão até o fim deste ano. Em janeiro de 2014, ele se apresentará ao São Paulo para o início na nova casa. O lateral direito é o primeiro reforço confirmado pelo clube para a próxima temporada, além do zagueiro Breno, que aguarda liberação do regime semiaberto na Alemanha para retornar ao Brasil – o defensor, ex-Bayern de Munique, já tem contrato firmado com o São Paulo, clube que o revelou.

O interesse da diretoria do presidente Juvenal Juvêncio por Luis Ricardo era antigo. No início do segundo semestre o São Paulo ficou próximo de chegar a um acordo pelo jogador, mas viu a negociação fracassar após o lateral esquerdo Juan recusar o empréstimo a Lusa, e a delegação embarcar para excursão no exterior, para as disputas das Copas Audi, Eusébio e Suruga.

O Palmeiras chegou a tentar atravessar o negócio. Na última semana o presidente Paulo Nobre ligou para seu semelhante na Portuguesa, Manuel da Lupa, e manifestou interesse na contratação de Luis Ricardo, que se arrastava. O rival são-paulino não fez proposta, ouviu que a prioridade era tricolor, mas manteve o desejo. O Grêmio também chegou a consultar a Lusa, mas o negócio não avançou.

Apesar de jogar como lateral direito na Portuguesa, Luis Ricardo era atacante até 2010. Antes, atuou no setor ofensivo nas passagens por Avaí e Ponte Preta.

No São Paulo, o atleta de 29 anos é esperado para atuar em pelo menos três posições diferentes. A avaliação da comissão técnica é que ele poderá atuar também como ala ou ponta direita – a última tem o lateral Douglas como dono no esquema 4-2-3-1 de Muricy Ramalho, e carece de outras opções. Versátil, Luis Ricardo poderá dar ao novo técnico alternativas para variar a formação tática sem fazer substituições.

A lateral direita, na qual Luis Ricardo joga pela Portuguesa, hoje é exercida pelo zagueiro Paulo Miranda no São Paulo. No elenco, Muricy Ramalho ainda tem as opções do argentino Clemente Rodríguez – que atua pelos dois lados e é destro – e dos jovens Lucas Farias e Caramelo, que o São Paulo tentou envolver no negócio com a Lusa, mas não conseguiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*