Leão motiva e ensina reservas Rafinha, Fernandinho, Maicon e Osvaldo

Os 13 desfalques para o jogo do último domingo, contra o Bahia, deram oportunidade para Emerson Leão escalar e, em suas palavras, ampliar os ensinamentos a jogadores que têm se destacado nos treinos, mas ficam no banco. A chance na vitória sobre os nordestinos se tornou motivação principalmente para quatro atletas ofensivos: Rafinha, Fernandinho, Maicon e Osvaldo.
O maior ‘premiado’ foi Rafinha. O técnico definiu o meia-atacante formado nas categorias de base do clube como substituto de Lucas enquanto o titular estiver na Seleção Brasileira. E reforçou sua confiança em partidas anteriores ao deixá-lo no banco e cortar Osvaldo, que teve 50% de seus direitos econômicos comprados por cerca de R$ 4,5 milhões, até da concentração.
O desempenho na estreia como titular de Rafinha, que trabalha com os profissionais desde o fim do ano passado, foi irregular. Por alguns minutos, conseguiu substituir Lucas buscando a bola no meio-campo, movimentando-se dos dois lados e até cruzando para Maicon finalizar (para fora) com o gol vazio. Mas, na maior parte do primeiro tempo, errou muitos passes e foi sacado no intervalo.
“O Rafinha tem treinado muito bem. Quem treina muito bem, merece ser analisado. Ele se afogou, mas estou satisfeito. É como no primeiro dia em que você sai com a namorada: não sabe o que fazer. Compete a quem tem cabelo branco ensinar e ele vai adquirindo conhecimento. É assim que vamos educá-lo”, indicou Leão.

Em seu lugar, entrou Osvaldo, que fez a jogada do gol da vitória, de Luis Fabiano e ainda acertou a trave nos acréscimos. A maneira de Leão educá-lo, contudo, segue com a ordem de que se inspire no empenho de Rafinha. “O Osvaldo ficou fora de duas concentrações e em outro jogo ficou no banco porque não estava merecendo. Era o Rafinha que estava e por isso foi escalado. Prestigio quem transpira e ajuda.”
Transpiração também é um trunfo de Fernandinho. Antes titular, o camisa 12 saiu do banco no domingo e voltou a errar nas finalizações. O técnico, porém, lembrou que o atacante sempre escuta suas broncas nos treinos, o que o anima. “Vamos ensiná-lo, faz parte do meu trabalho. E ele é bom aluno porque tem vontade de aprender”, elogiou.
“O Fernandinho é um homem de velocidade, drible, chute forte de esquerda e uma péssima direita. Treinamos bastante repetição com ele na direita, mas ele ainda não está maturado, quer estragar batendo forte em vez de dar um ‘leque’ que seria muito mais difícil para o goleiro e erra”, analisou o comandante.
Em relação a erro, Maicon já tem dois marcantes em duas rodadas do Brasileiro. Na estreia, tentou sair driblando na cabeça de área e perdeu a bola que gerou o quarto gol da vitória por 4 a 2 do Botafogo. Diante do Bahia, perdeu chance com o gol vazio. Mas o meia segue prestigiado e perdoado. “Todos achavam que o Maicon estava morto, mas entrou de titular. Perdeu o gol e ficou chateado, mas perdeu porque estava lá. O duro é quando não estiver lá”, disse Leão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*