Juvenal Juvêncio faz 80 anos com comemoração discreta no São Paulo

Nesta segunda-feira, Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, completa 80 anos. Apesar da data festiva, a diretoria do clube do Morumbi não planejou nenhum evento ou homenagem para o mandatário, que nasceu no dia 25 de fevereiro de 1932. Apenas os amigos mais próximos, que convivem com ele no dia a dia, devem passar para lhe dar os parabéns.

De acordo com o vice-presidente de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes, o presidente não é muito chegado a comemorações exaltadas. “Não tenho nenhuma informação a esse respeito . Sei que é aniversário dele. Não tem nada marcado de festa ou homenagem. Até porque esse não é o perfil dele”, afirmou ao UOL Esporte.
À frente do São Paulo desde 2006, a trajetória de Juvenal no clube é recheada de vitórias e polêmicas. Sob sua administração, a equipe conquistou o Campeonato Brasileiro por três anos consecutivos (2006-07-08), e também a Copa Sul-Americana de 2012. O presidente também teve atuação importante quando ainda era diretor de futebol em 2005, ano em que o time venceu a Libertadores e o Mundial Interclubes.

Os anos mais difíceis de Juvenal no São Paulo foram entre o tri-Brasileiro e a conquista da Sul-Americana de 2012. A falta de títulos incomodava os torcedores. Troca de técnicos e apostas em jogadores que não vingaram geraram questionamentos sobre a antes considerada irrepreensível administração tricolor. O título internacional do ano passado recuperou em parte seu prestígio.
Se por um lado obteve bastante sucesso em campo, por outro Juvenal também polemizou muito fora dele. A sua principal briga pública foi com Andrés Sanchez, quando este ainda era presidente do Corinthians. O são-paulino não gostou quando o Itaquerão foi anunciado pela Fifa como estádio de abertura da Copa do Mundo de 2014. Começou, então, uma troca de farpas públicas entre os dois. Juvenal chegou a dizer que o desafeto tinha o “mobral inconcluso”, devido ao seu baixo nível de escolaridade.
A maior gafe de Juvenal, no entanto, foi ter “matado” Ricardo Teixeira. Em uma entrevista à rádioEstadão/ESPN em 2012, ele se confundiu ao falar do ex-presidente da CBF. “Ele acabou chegando [à CBF] pelo sogro [o ex-presidente da Fifa, João Havelange]. Tem gente que diz até que ele foi bom, trouxe a Copa etc. Mas eu acho que o Ricardo não é um homem do futebol. A partir daí, eu entendo que ele se foi. Não é agora que a gente vai falar dele porque ele se foi. A nossas posições eram [diferentes ] quando ele era vivo, mas ele se foi”, disse à época.
O mandato de Juvenal Juvêncio como presidente do São Paulo acaba em abril de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.
Fonte: Uol – Foto: Paty Vessoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*