Joga em todas? Reforço do São Paulo se encaixa em ‘sina’ de Muricy

Polivalente, o lateral esquerdo Alvaro Pereira, novo reforço do São Paulo, é acostumado a atuar também no meio de campo, posição que já ocupou tanto nos clubes pelos quais passou como na seleção uruguaia. A característica cai como uma luva para o treinador Muricy Ramalho, que já afirmou que cogita utilizar o jogador como segundo volante.

Em praticamente todos os trabalhos que já realizou, Muricy sempre mostrou predileção por jogadores versáteis. O gosto do técnico são paulino é ainda mais específico: atletas que atuam tanto nas alas/laterais, como no meio de campo, em particular como volantes, costumam quase sempre encontrar lugar nos times comandados por ele.

O exemplo mais clássico do versátil ala/meio campista de Muricy Ramalho é Richarlyson: canhoto, surgiu no Santo André como meia; no São Paulo, foi utilizado pelo treinador como volante – eleito em 2007 o melhor da posição no Brasileirão – e na lateral esquerda, chegando inclusive à seleção brasileira atuando pelos lados do campo.

Os traços de Richarlyson também estiveram presentes no lado direito dos times tricolores de Muricy. O volante Jean seguiu o mesmo caminho, e por diversas vezes saiu do meio de campo para atuar na ala direita. O precedente para isso havia sido aberto antes por Zé Luís, outro dos volantes/alas que marcam a trajetória do treinador.

Atualmente, Rodrigo Caio caiu nas graças do professor. O jovem jogador subiu e já se tornou uma peça importante no esquema do técnico: além de atuar na posição de origem no meio, também já jogou na lateral e como zagueiro.

A situação não ocorreu apenas no São Paulo: no Santos, sob a batuta de Muricy, o volante Danilo brilhou na lateral e acabou assumindo a posição, no lado direito, para a sequência da carreira. Na esquerda, Alex Sandro era capaz de jogar na esquerda, ou mais avançado, no meio de campo No Internacional, e depois no São Paulo, o meio campista Jorge Wagner, que despontou no Bahia como armador, virou ala.

Experiente, Alvaro Pereira mostra saber que a versatilidade conta a seu favor. Ao ser apresentado no Morumbi, o uruguaio afirmou que está acostumado a atuar na maioria das posições nas quais pode ser usado por Muricy.

“Já joguei de segundo volante sim, joguei no meio na seleção. Já joguei praticamente em todas as posições, só falta goleiro” brincou.

No São Paulo, se firmar como segundo volante pode ser um atalho para Pereira encontrar logo um lugar entre os onze preferidos de Muricy Ramalho, que gosta de jogadores canhotos e com boa saída de bola no setor. Na posição, Denilson atravessa má fase desde o ano passado, e ficou de fora da partida contra o Mogi Mirim desta quarta-feira: Maicon ocupou seu lugar. Wellington, outro volante do elenco, também terminou 2013 em baixa.

Enquanto isso, na lateral esquerda, Reinaldo cada vez mais se firma. Mesmo sem muito brilho, resolveu um problema crônico que a equipe enfrentava no setor, e desde a última temporada vem tendo atuações seguras.

A primeira chance de Pereira pode vir já no final de semana. A diretoria do São Paulo trabalha para resolver as questões burocráticas e deixar o jogador à disposição de Muricy Ramalho para a partida diante do Oeste, no domingo, no Morumbi.

 

Fonte: Uol

Um comentário em “Joga em todas? Reforço do São Paulo se encaixa em ‘sina’ de Muricy

  1. Prefiro o Rkaio de volante, marca melhor e da mais segurança a zaga.
    Temos zagueiros zagueiros nao tao ruins como Toloi, Pmiranda e o Roger
    que ainda nao deu as caras.
    Precisamos de volantes carrapatados e nao de caras dispersivos como
    welington e denilson.
    Murici, conhece nao é genio mas tambem nao e bobo.
    Tem feeling e é formado com o MESTRE.

    PP, publicar comentarios deve estar com problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*