Há 11 meses sem patrocinador master, SPFC prevê acordo em até 90 dias

Camisa limpa, como no passado. Aos olhos dos saudosistas, não há problemas. Aos cofres, porém, essa realidade traz efeitos negativos. Sem patrocinador master há 11 meses, o São Paulo tenta reverter a situação e fechar um contrato ainda no segundo semestre deste ano. Atualmente, a diretoria tem conversas avançadas com uma empresa estrangeira e prevê um acordo em até 90 dias.

O valor do negócio ficaria entre R$ 18 milhões e R$ 22 milhões por ano, com validade até o fim de 2016. O clube se mostra confiante com a “real possibilidade”, pois agora não há nenhum fator que possa atrapalhar a negociação, como já aconteceu em outras ocasiões. O São Paulo aguarda, agora, o retorno da empresa.

O clube também já acertou uma ação de marketing no valor de R$ 1 milhão, que será colocada em prática ainda para 2015. Em janeiro, a diretoria já havia fechado com a Gatorade. A empresa expõe sua marca no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. O contrato tem duração de quatro anos, com pagamento total de R$ 8 milhões nesse período. A Copa Airlines, por sua vez, irá desembolsar R$ 4 milhões por algumas ações de comunicação com o clube neste ano.

Com isso, o clube conseguiu evitar a segunda queda consecutiva das receitas ligadas à publicidade. A maior contribuição ocorreu com o acerto com a nova fornecedora de material esportivo. A Under Armour pagará R$ 15 milhões por ano ao clube, além de mais R$ 12 milhões em material, até 2020.

Duas quedas em cinco anos

Segundo o balanço financeiro de 2014, a arrecadação do departamento caiu 31,7%, de R$ 33 milhões (em 2013) para R$ 22,5 milhões no ano passado. O resultado está diretamente ligado à falta do patrocinador master: no fim de julho, a Semp Toshiba encerrou o contrato com o clube.

O fato já havia ocorrido em duas oportunidades desde 2010. Na ocasião, o São Paulo jogou os primeiros oito meses sem patrocinador master, depois do término do contrato com a LG. Ao fim da temporada, o balanço financeiro indicou queda de 42,9% das receitas de publicidade (de R$ 31,3 milhões em 2011 para R$ 17,9 milhões)

Em 2012, com a saída da BMG, a situação voltou à tona. Sem anunciantes para o principal espaço da camisa por oito meses, de janeiro a agosto, a queda foi ainda maior na comparação com o ano anterior: 63,6%, de R$ 30,6 milhões para R$ 11,1 milhões.

O último contrato com um patrocinador master se encerrou em agosto do ano passado. A Semp Toshiba pagava R$ 23 milhões por ano pelo espaço na camisa.  Em janeiro, o clube quase fechou com a Crefisa, mas empresa acertou com o Palmeiras.

O São Paulo também tenta fechar patrocínios para outros espaços da camisa. O clube teria conversas avançadas com uma empresa de canetas. Em maio, deu início a negociações com as empresas de táxis Easy Taxi e 99Taxis. O clube tenta conseguir um acordo de R$ 5 milhões por um ano.

 

Fonte: Uol

3 comentários em “Há 11 meses sem patrocinador master, SPFC prevê acordo em até 90 dias

  1. Só espero que estas tratativas estejam sendo feitas DIRETAMENTE pela COMPETENTE DIRETORIA DE MARKETING e seus funcionários devidamente remunerados, e que não tenhamos “surpresas” tais como PAGAMENTO DE COMISSÃO PARA CHINEZINHO ou similar.

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