Foi duro esperar, Pato? Veja como serão os 27 dias até o 2º jogo

“Duríssimo”, diria Muricy Ramalho. Após a boa estreia na quarta-feira na vitória por 1 a 0 sobre o CSA, em Maceió, pela Copa do Brasil, o atacante Alexandre Pato se mostrou satisfeito e repetiu diversas vezes que foi difícil ter de esperar um mês – começou a treinar no São Paulo em 11 de fevereiro – para jogar. Agora, Pato vai esperar novamente. Serão 27 dias até 9 de abril, data da partida de volta contra o clube alagoano, dessa vez no Morumbi. Por ter jogado cinco partidas pelo Corinthians no Campeonato Paulista, o atacante não pode defender o São Paulo no que resta da competição estadual.

Mas Pato só vai treinar até lá? O UOL Esporte compilou algumas situações que podem envolver o atacante, algumas mais próximas, outras mais distantes dele.

A espera de Pato seria ainda mais desagradável caso o São Paulo tivesse vencido por 2 a 0 em Maceió, e eliminado o jogo de volta contra o CSA. O gol anulado aos dois minutos de jogo, marcado pelo novo camisa 11 do São Paulo, serviu para fazer da espera algo menos doloroso. Ele dominou a bola com o braço dentro da área antes de virar e bater forte para o gol. Não fossem os olhos atentos da arbitragem, seriam ainda mais situações na lista abaixo para Alexandre Pato viver só de longe, do CT da Barra Funda, até voltar a jogar…

1- Muricy define o quebra-cabeça. Ou não
Leonardo Soares/Folhapress

O técnico Muricy Ramalho tem um novo quebra-cabeça em mãos após a boa estreia de Pato. Assim como vivido anteriormente com Jadson e Paulo Henrique Ganso – que fracassaram lado a lado –, agora o desafio é encaixar Pato, Ganso e Luis Fabiano. Muricy já demonstrou que pensa o time em duas alternativas: com Pato e Luis Fabiano, apenas, ou com Pato e Ganso, sem o camisa 9. Os treinos até o segundo jogo contra o CSA servirão para Pato se adaptar à alternativa que o treinador considerar melhor. Ou para se acostumar a jogar nas duas funções, se não houve montagem do quebra-cabeça.

2- Expectativa de título no estadual, ou novo fracasso
Eduardo Knapp/Folhapress

Quando Pato jogar novamente, o Paulistão estará às vésperas de definir o dono da taça em 2014. Já terão sido jogadas as 14ª e 15ª rodadas da primeira fase, as quartas de final, a semifinal e o primeiro jogo da final. Pato poderá acompanhar um São Paulo com expectativa de título, ou mais um fracasso do clube no estadual – foi eliminado na semifinal nos últimos sete anos.

3- Tem show do Metallica no Morumbi. Pato foi na Beyoncé…
Marco Antonio Teixeira/UOL

A banda norte-americana Metallica fará show no estádio do Morumbi no próximo dia 22, véspera da partida contra o Botafogo, última da primeira fase do Paulistão. O jogo é em Ribeirão Preto, o show é na capital paulista, Pato não poderá ser relacionado… Talvez o atacante não curta muito o heavy metal do Metallica, mas é mais uma boa oportunidade para conhecer o Morumbi enquanto não joga no estádio tricolor com a nova camisa. Em setembro do ano passado, Pato saiu de uma derrota do Corinthians para o Goiás, no Pacaembu – com gol do meia Hugo – e foi imediatamente ao Morumbi, para assistir à apresentação da cantora Beyoncé.

4- Os últimos dias da gestão Juvenal Juvêncio
Rubens Chiri/saopaulofc.net

A data do segundo jogo de Pato pelo São Paulo está a uma semana do fim da era Juvenal Juvêncio do São Paulo. Depois de oito anos na presidência do clube – com duas reeleições –, Juvenal entregará a cadeira a seu sucessor no dia 16 de abril. Até lá, os novos 80 conselheiros estarão eleitos ( o pleito será no dia 5 de abril) e a disputa entre Carlos Miguel Aidar, da situação, e Kalil Rocha Abdalla, oposicionista, estará mais clara.

5- Um dos queridinhos de Muricy voltará
Divulgação/saopaulofc.net

Pato terá um reforço no dia 9 de abril: o volante Souza, o mais elogiado por Muricy Ramalho neste início de 2014, ao lado do uruguaio Alvaro Pereira, terá se recuperado da lesão no joelho direito. Na última quarta, Pato teve Wellington no setor defensivo do meio de campo. Com Souza no segundo jogo, contará com equipe ainda melhor, na teoria.

6- O Brasileirão é logo ali
Julio Cesar Guimarães/UOL

Impedido de jogar no Paulistão, Pato poderá jogar no Brasileirão desde o início. Os 27 dias de folga entre os dois jogos contra o CSA deverão ser usados pelo atacante para se preparar para os desafios de “quarta, domingo, quarta, domingo”, como diria Muricy, do início do Brasileirão. No dia 20 de abril o São Paulo estreia no Brasileirão, contra o Botafogo, e logo depois enfrenta o Cruzeiro.

7- Ressurreição ou novo “acabou a paz” no Corinthians
Vinicius Costa/Agencia Preview

No período, o Corinthians também definirá se ressurge ou enfrenta nova crise dependendo dos resultados no Paulistão. O rival, com o qual Pato ainda tem contrato – está emprestado – e que paga metade dos salários do atacante, depende da ajuda do São Paulo na próxima rodada, contra o Ituano, para viabilizar a classificação às quartas de final do Paulistão. Caso fique fora, a torcida pode novamente protestar de forma violenta. No início de fevereiro, cerca de 200 membros de organizadas invadiram o CT do Corinthians. Pato estava lá. Uma semana depois virou jogador do São Paulo.

8- Itaquerão ganha laço inaugural. Pato meteu 1º gol lá
Divulgação/Odebrecht

Pato – ó, ironia – foi o primeiro jogador a bater bola no Itaquerão, a arena que abrigará a abertura da Copa do Mundo e fechará a antiga ferida corintiana de não ter um estádio próprio. Ao brincar no local, Pato foi o primeiro a balançar as redes da arena. Óbvio, esse não é um dado oficial. Perto da data em que Pato jogará pela próxima vez, o Itaquerão vai se preparar para abrir as portas: a inauguração acontecerá no dia 13 de abril.

9- CSA aqui, nata da Europa lá
LLUIS GENE/AFP

Os semifinalistas da Liga dos Campeões estarão definidos. O Milan (ITA), ex-clube de Pato, já está eliminado. Nas quartas de final já estão Atlético de Madrid (ESP), Barcelona (ESP), Bayern de Munique (ALE) e Paris Saint-Germain (FRA). Na próxima semana, confrontos entre Olympiacos (GRE) e Manchester United (ING), Galatasaray (TUR) x Chelsea (ING), Schalke 04 (ALE) e Real Madrid (ESP), e Zenit (ALE) e Dortmund (ALE), definem os outros quatro que avançam de fase. Posteriormente, os jogos das quartas de final acontecerão entre os dias 1 e 9 de abril – data em que a Europa terá a seleção de seus quatro melhores clubes, e Pato enfrentará o CSA.

10- CSA aqui, Guardiola, recorde e cervejada lá…
AP PHOTO / TOBIAS HASE

Enquanto aguarda o segundo jogo pelo São Paulo, Pato pode ver daqui uma situação bastante diferente na Alemanha. O Bayern de Munique, do técnico espanhol Pep Guardiola, pode levantar a taça do campeonato alemão em tempo recorde: a 20 pontos do Dortmund, 2º colocado, o Bayern será campeão na 28ª rodada, no dia 29 de março, se mantiver a distância. São só mais quatro jogos. Lá, o costume dos jogadores é celebrar as conquistas com imensos copos de cerveja local.

 

Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*