Diretoria do São Paulo diverge sobre Luis Fabiano e procura interessados

Não existe consenso entre a diretoria do São Paulo sobre qual deve ser a postura do clube em relação ao atacante Luis Fabiano para o planejamento de 2014. Enquanto alguns dirigentes, como o presidente Juvenal Juvêncio, acreditam que o camisa 9 seja ainda a melhor opção para o setor ofensivo apesar da má fase, outros pensam que ele não irá se recuperar, enxergam problemas psicológicos e pedem a saída. Todos, no entanto, concordam  que o São Paulo deve entrar em negociações com interessados durante este fim de ano.

Quem acredita em Luis Fabiano, como Juvenal, avalia que o São Paulo não conseguirá no mercado atleta semelhante para suprir a carência que sua saída causaria. Quinto maior artilheiro da história do clube, o camisa 9 retornou em março de 2011, em negócio de R$ 20 milhões, e desde então manteve boa média de gols por jogo apesar das frequentes lesões musculares. Desde o meio do ano, Luis Fabiano afundou com a crise são-paulina e teve brusca queda de rendimento. O problema é encontrar interessados para fazer o negócio.

Tal queda fez com que críticas internas fossem intensificadas. Quem o critica em meio à diretoria são-paulina fala em problemas psicológicos. Lembra que o atacante coleciona episódios recentes de desequilíbrio emocional, apesar dos 33 anos de idade e da carreira internacional na Europa e na seleção brasileira. Recordam que há um ano, ao ser expulso por tentar agredir um adversário na final da Copa Sul-Americana, contra o Tigre (ARG), o camisa 9 saiu de campo falando em se aposentar quando ainda tinha mais dois anos e meio de contrato com o clube. Falam ainda sobre episódios de 2013, como em junho, quando mais uma vez Luis Fabiano lembrou que poderia ter defendido o Corinthians antes de retornar ao Morumbi.

A análise dessa ala da diretoria é que a influência de tais atos é negativa na rotina do elenco. Avaliam que Luis Fabiano age com sinceridade, mas de forma intempestiva e inconsequente, o que não condiz com seu salário, de cerca de R$ 500 mil entre as partes pagas por São Paulo e pelos patrocinadores do clube – o acordo foi reavaliado recentemente, e prolongado até o fim de 2015.

Há pouco mais de um mês o Shandong Luneng, da China, mostrou interesse em Luis Fabiano e consultou o São Paulo –  o clube é o mesmo que firmou uma parceria e agora receberá o técnico Sergio Baresi em suas categorias de base, na China. O São Paulo usa a oportunidade para expandir a marca do clube no mercado internacional por meio do intercâmbio de jogadores e outras ações, que ainda serão anunciadas. A consulta do Shandong por enquanto não avançou para uma proposta, e agora o São Paulo aguarda novas sondagens.

No meio do ano, o São Paulo recusou ofertas de 4,5 milhões de euros de Galatasaray (TUR) e Olympiakos (GRE). Na ocasião a saída de Luis Fabiano era dada como certa, mas a situação foi contornada após reuniões entre o jogador e Juvenal Juvêncio. Agora, não há proposta, mas se vê, na diretoria, menor chance de reviravolta. Por isso, a saída do camisa 9 no fim deste ano é vista como provável, mas depende de interessados.

No fim desta temporada Luis Fabiano viveu situação que não vivia há 12 anos no Morumbi. Perdeu espaço para Aloísio e ficou no banco de reservas do São Paulo, o que não acontecia desde 2001, em sua temporada de estreia. O atacante gosta do São Paulo e da vida com a família na capital paulista, mas não quer jogar 2014 como reserva da equipe, e também pensa em alternativas para ser titular.

Fonte: Uol

Um comentário em “Diretoria do São Paulo diverge sobre Luis Fabiano e procura interessados

  1. Esse ja era como jogador de alto nivel,
    nesse time horroroso de 2013, ainda poderia ter sido titular,
    mas infelizmente suas condicoes fisicas e tecnicas sao horriveis,
    e isso o leva aos chiliques.
    Dificil, sera alguem aparecer e levar esse mala.
    ???? E ai, adalberto porchi ???
    Voce conhece muito, mas nao de futebol.
    ??? Trazer de volta um temperamental em fim de carreira por 20 $$ ????
    Voce e mesmo o cara que afundou nosso time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*