Colecionador de títulos

Novo reforço do São Paulo, o uruguaio Alvaro Pereira tem muita experiência e uma carreira vitoriosa, apesar de ter apenas 28 anos. Com a chegada ao Brasil, o lateral-esquerdo atuará em seu sexto país e seguirá em busca de seu 11º titulo por clubes.

Desde 2008, Alvaro Pereira é figura constante na Seleção Uruguaia. Sua estreia aconteceu num duelo entre França e Uruguai, que acabou empatado por 0 a 0. Ele foi, inclusive, titular na última Copa do Mundo, disputada na África do Sul, quando a Celeste alcançou as semifinais em campanha surpreendente.

Alvaro Pereira começou sua carreira profissional em 2003 no Miramar Misiones, clube do futebol uruguaio.  Com um futebol que aliava técnica e força, não demorou a obter destaque em seu país e em 2005 acabou negociado com o Quilmes, da Argentina.

O clube argentino vivia um momento delicado e com uma campanha irregular acabou sendo rebaixado para a segunda divisão. Mesmo assim, chamou a atenção do Argentinos Juniors, time onde foi revelado Diego Maradona, com quem assinou contrato em 2007.

Uma temporada no Argentinos Juniors foi suficiente para despertar a atenção de clubes do velho continente. Com apenas 22 anos, Pereira acabou sendo negociado com o CFR Cluj, um dos mais vitoriosos clubes do futebol romeno, campeão do país naquele ano, onde teve a chance de ter sua primeira experiência no futebol europeu.

No Cluj, o lateral-esquerdo conquistou a Copa da Romênia e se consolidou de vez no futebol europeu. Suas grandes exibições atiçaram a cobiça de vários clubes. Uma verdadeira disputa foi travada entre os dois gigantes portugueses, Benfica e Porto, que acabou levando a melhor e definindo sua contratação em 2009 por quase cinco milhões de euros.

No futebol português, Alvaro Pereira conquistou praticamente tudo que poderia. Foram nada menos do que sete títulos em três anos com o FC Porto. Destaque para a campanha de 2010/11, quando o clube conquistou quase todos os títulos que disputou: Liga Europa, Campeonato Português, Taça de Portugal e Supertaça de Portugal. Faltou apenas a Taça da Liga, que o clube português não disputou com seu elenco principal.

Em agosto de 2012, após muitas especulações e propostas negadas pelo Porto, o uruguaio acabou sendo negociado com a Internazionale de Milão, em uma transferência que custou mais de dez milhões de euros aos italianos.

Na equipe da Itália, o uruguaio acabou não conquistando títulos, mas teve boas apresentações. Na última temporada foram 40 partidas disputadas pela Internazionale, sendo 28 pelo Campeonato Italiano, três pela Copa da Itália e nove pela Liga Europa.

Seleção Uruguaia

Sua estreia na Seleção Uruguaia aconteceu em 2008, quando estava prestes a completar 23 anos. Foi titular no empate por 0 a 0 com a França, em amistoso disputado na Suíça. Desde então Alvaro Pereira é sempre convocado para defender a Celeste.

Foi titular e esteve presente em seis dos sete jogos da surpreendente campanha do Uruguai na Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul. A Celeste ficou em quarto lugar após perder a disputa pelo terceiro posto para a Alemanha.  Ele marcou um gol contra a África do Sul, na vitória por 3 a 0, na primeira fase da competição.

Em 2011, foi um dos principais destaques do seu país na conquista da Copa América. O jogador marcou dois gols durante a vitoriosa campanha, sendo um contra o Chile e outro contra o México.

Alvaro Pereira deve ser um dos convocados pelo técnico Óscar Tabárez para a disputa da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. Ele disputou 11 jogos nas eliminatórias para o Mundial.

 

Fonte: Site Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*