As mudanças no São Paulo com a chegada de Aguirre

Diego Aguirre deu identidade ao São Paulo e fez o time voltar a ser competitivo. Sob o comando do uruguaio, apesar das eliminações no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil, o retrospecto é positivo.

São 20 jogos, com nove vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas (duas no Paulistão, uma na Copa do Brasil e uma no Brasileirão). O aproveitamento é de 56,6%.

O São Paulo empata muito com Aguirre e não tem bom retrospecto fora de casa (duas vitórias), mas o desempenho no Morumbi compensa: sete vitórias e três empates, 80% de aproveitamento.

De maneira geral, o Tricolor cresceu com o uruguaio. Se o começo de trabalho foi turbulento por conta das eliminações, o momento é o melhor dos últimos tempos: a equipe está na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro e classificada para a segunda fase da Copa Sul-Americana.

Aguirre tem aproveitamento de 80% pelo São Paulo no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)

Aguirre tem aproveitamento de 80% pelo São Paulo no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)

Veja abaixo o que melhorou com Aguirre:

Defesa sólida
O setor defensivo do São Paulo tem sofrido alterações em quase todos os jogos, mas não perde a segurança. Seja qual for a dupla titular, o bom nível de atuação é mantido.

Ataque efetivo
Nenê (dez gols) e Diego Souza (oito gols) cresceram muito juntos sob o comando de Aguirre. Só que a chegada de Everton (três gols) também foi primordial para essa evolução. O trio, por sinal, teve participação em 16 dos 18 gols do Tricolor no Brasileirão.

Olho no olho
O elenco está mais unido desde a chegada de Aguirre. O técnico tem fama de conversar diretamente com os jogadores sobre os problemas. Foi assim no episódio em que Diego Souza quase trocou o São Paulo pelo Vasco. Essa postura tem sido valorizada pelos jogadores.

Postura em clássicos
Apesar da eliminação para o Corinthians no Paulistão, nos pênaltis, e da derrota de virada para o Palmeiras, no Brasileirão, o São Paulo de Aguirre tem outra postura contra os rivais. Joga mais ligado e vende caro as derrotas.

Time aguerrido
Principalmente nos jogos fora de casa, o São Paulo tem sido um adversário difícil de ser vencido. Normalmente com uma postura mais defensiva, o time tem conseguido conquistar pontos importantes como visitante – foi assim contra América-MG e Atlético-PR.

Fonte: Globo Esporte

10 comentários em “As mudanças no São Paulo com a chegada de Aguirre

  1. No São Paulo até o Telê foi muito questionado nos primeiros meses e o Muricy mesmo tendo conquistado um tri campeonato Brasileiro foi “fritado” pela torcida em 2009.
    Precisamos dar tempo aos técnicos para que trabalhem na formação da equipe e implantem um modelo de jogo.
    Espero que o Aguirre possa ficar por longo período.

  2. O erro da contratação do Maicossuel tem que ser colocado na conta do Dep. Médico. Fizeram os exames preliminares quando da contratação e não detectaram nada… aí o cara joga 45 minutos e depois para por 4 meses…legal né???

  3. A volta desse atleta servirá apenas para atrapalhar os meninos da base, o técnico vai começar a dar chance atrás de chance para tentar recuperar a grana e os meninos vão ficar de fora. Sou contra contratação de jogador meia boca.

    • Discordo…
      O Aguirre tem uma personalidade muito forte, duvido que alguém influencie na escalação. Vide os casos de DiegoS, Cueva, Petros e até Arboleda. Ele considera os treinamentos muito importantes…

      Se o Maicosuel voltar e provar seu valor nos treinamentos seria um bom reforço. Ele já foi protagonista em outros clubes e pode ser um bom coadjuvante do nosso, enquanto os jovens vão sendo testados.

      • Concordo com você, Aguirre teve peito para barrar o caríssimo Diego Sousa e o Maicosuel tá com uma bolinha menor que a do Sidão. Se continuar no “come e dorme” nem vai permanecer treinando junto com o elenco principal.
        Infelizmente qualquer troco para ajudar a pagar salário dele está sendo visto como um grande negócio.

  4. Concordo com você na questão de DORIVAL JR, FOI O PIOR TÉCNICO QUE VI PASSAR PELO SÃO PAULO FC.
    Quanto a Maicosuel eu discordo, acho que foi um dos piores investimentos do clube, jogador veterano pelas contusões, fraco tecnicamente e sem vontade nenhuma. O clube devia propor uma rescisão contratual amigável e mandar esse jogador “meia boca” e caro para longe do Morumbi.
    Quando pensávamos que tínhamos sidos libertados de outro “Wesley da vida”, a diretoria se esmerou pra fazer uma cáca ainda maior.

    • Acho que o Aguirre pode ajudar no caso Maicosuel, mas concordo que sua contratação foi um atestado de burrice de quem negociou.
      Difícil não acreditar que teve maracutaia neste caso, tal qual a evidente maracutaia no caso Maidana.
      E aquele Conselho do SPFC é tão vendido e vagabundo, certamente cheios de ladrões comparáveis aos podres políticos do Brasil, que nem cogitaram além de expulsar o Aidar, averiguar e punir na justiça o ladrão Aidar por roubo aos cofres do SPFC.
      São todos ruins, vagabundoae ladrões tal qual o Leco e sua trupe.

  5. O Aguirre mudou muito o SPFC que era horrível com o Dorival que só não rebaixou o time pq os deuses do futebol mandaram o Hernanes por seis meses, senão estaríamos atrás do Fortaleza na segunda divisão se tivéssemos dependido do pior técnico que vi comandando o SPFC, pior que Doriva e Adilson Batista.
    Já o Aguirre em 3 meses mudou o time da água para o vinho.
    Além de resgatar a confiança e o futebol de alguns jogadores como o Nenê e Diego Souza, estabilizou o sistema defensivo e aos poucos está acertando o ataque tbm.
    Trabalha com o que tem em mãos e não fica mandando recadinhos via imprensa pra diretoria pedindo jogador como o péssimo Dorival fazia.
    Só ver a chegada do Everton que o Aguirre aprovou na hora sem mimimi e já o colocou de titular onde já mostra ser uma peça importante para o time.
    Acho que o Uruguaio vai até ajudar no retorno do Maicosuel aproveitando o jogador que pertence ao SPFC.
    Os dois técnicos que mais ganharam títulos importantes para o SPFC, respectivamente ficaram 5 e 3,6 anos à frente da equipe, mostrando que continuidade é fator fundamental para a formação de um time vencedor.
    Espero que neste período de Copa o Aguirre consiga compactar ainda mais o time, unir mais o elenco que já aparenta ser unido e ganhe alguns bons reforços.

    • Jairo, voce defende tanto o Aguirre que eu estou comecando achar que voce eh parente. Rsrsrs.

      Concordo que ele eh melhor que o Dorival. Sem duvida. Mas comecou muito mal e nao se pode negar. Trocou de formacao toda hora. Fez rodizio quando nao tinha que fazer. Agora, a estoria eh outra. Ainda bem que a diretoria chegou junto e exigiu o fim das invencionices. Abraco.

      • sugestão: preste mais atenção nas entrevistas do Aguirre… ele explicou o porque do rodízio…. perceba que nos jogadores que rendem ele não mexe… ele fez vários testes no inicio para achar a formação ideal para ele…. espero que você não entre para turma dos chororôs bocós que ao invés de torcer apenas reclamam ….
        bora torcer e deixar de reclamar !
        abraços para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*