Após tentar manter 4-3-3, Ney Franco muda discurso e testa novo esquema

Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington e Jadson; Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano. Esta escalação estava na ponta da língua de todo são-paulino na reta final de 2012. Hoje, a situação é outra e é difícil dizer quem são os 11 titulares. Após insistir na manutenção do 4-3-3, agora o técnico Ney Franco mostra que pode até mudar o esquema para encaixar peças.

Se a indefinição fosse pelo fato de o São Paulo ter várias alternativas de jogo, o cenário seria até melhor do que o do ano passado. Mas as diferentes escalações de Ney Franco acontecem porque o treinador ainda não encontrou a formação que considera ideal.

No ano passado, Ney Franco achou o 4-3-3 campeão da Sul-Americana após mais de dois meses de trabalho. Em 2013, depois da queda de desempenho com a formação, começa a experimentar outro esquema.

Antes do jogo contra o São Caetano, o Tricolor tinha entrado em campo sempre com dois atacantes abertos em cada um dos lados. Apesar do sistema de jogo ser o mesmo, os titulares só se repetiram em duas partidas (não consecutivas) e as características de cada atleta mudaram o jeito do time atuar. Enquanto isso, Ney Franco dizia querer repetir a formação para “ganhar padrão”, mantendo dúvida na ponta direita.

Na última quarta, a mudança foi dupla: nos nomes e no esquema. O 4-3-3 deu lugar ao 4-4-2, com um losango no meio, assim como o discurso de repetir a formação. Nas palavras do treinador, a alternativa, com Ganso no meio e Jadson recuado, pode ser utilizada. Ney, agora, diz não se preocupar com as mudanças e valoriza os resultados do Tricolor, que é o segundo no Paulistão, com um jogo a menos. Na Libertadores, estreou na fase de grupos com derrota para o Atlético-MG, fora de casa.

– Tem que variar. A gente vinha na formação que deu certo ano passado. Nesse jogo entramos numa formação diferente. Acredito que tem que ser assim, se não a gente fica limitado a uma formação. Com treinamento e jogos vamos melhorar cada vez mais – opinou Maicon, que ganhou chance no novo esquema.

Losango foi testado e reprovado na pré-temporada

O esquema utilizado pelo São Paulo contra o São Caetano foi testado durante a pré-temporada em Cotia, nas primeiras semanas de janeiro, e reprovado pelo técnico Ney Franco. Na ocasião, ele armou o meio de campo com Wellington como primeiro volante, Denilson na direita, Jadson na esquerda, e Ganso à frente, mas viu o setor defensivo muito aberto.

O zagueiro Lúcio, ainda durante a pré-temporada, disse que a formação com o losango deixara a defesa muito exposta, e que por isso a decisão foi por retornar ao 4-3-3, até então com Jadson no lado direito do ataque e Ganso centralizado no meio.

Fonte: Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*