Alexandre Pato faz exames médicos para assinar com o São Paulo

O atacante Alexandre Pato faz exames médicos na manhã desta terça-feira supervisionado pelo São Paulo em uma clínica na zona sul da capital paulista. O jogador, emprestado pelo Corinthians e envolvido em uma troca pelo meia Jadson, assinará contrato de empréstimo de duas temporadas, até o fim de 2015. Se não houver imprevistos, ele será apresentado como reforço do clube do Morumbi nesta quarta-feira.

O jogador chegou ao local acompanhado de um dos seguranças do São Paulo às 9h desta terça-feira, e não parou para falar com a imprensa. Aos 24 anos, ele troca de clube para o arquirrival depois de decepcionar em temporada ruim pelo Corinthians. Existe a possibilidade de Pato visitar o CT da Barra Funda para assinar contrato e conhecer os novos companheiros ainda na tarde desta terça-feira. O elenco treina em dois períodos após a folga na segunda-feira, depois da derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta.

Por já ter feito cinco jogos pelo Corinthians no Paulistão, Alexandre Pato não poderá jogar o estadual pelo São Paulo. Sua estreia deverá acontecer no dia 12 de março, contra o CSA, pela primeira fase da Copa do Brasil.

O Corinthians terá a possibilidade de vender Alexandre Pato para qualquer outro clube durante o empréstimo do atacante ao São Paulo, porém o clube rival só será obrigado a liberar o jogador caso exista uma oferta de pelo menos 15 milhões de euros (R$ 49 milhões). Este foi o montante pago ao Milan pela contratação, há pouco mais de um ano. Caso o Corinthians receba, até o fim de 2015, propostas de valor inferior, caberá aos dois clubes analisarem se a venda vale a pena, sem obrigação do São Paulo de romper o empréstimo. O clube do Morumbi ainda pode ganhar dinheiro no negócio. Em janeiro de 2015, a cláusula cai para 10 milhões de euros.
O contrato de empréstimo prevê que o São Paulo tenha direito a 10% do lucro de toda a operação corintiana por Alexandre Pato – incluindo a compra do jogador junto ao Milan, no início de 2013 – caso a proposta seja superior a 15 milhões de euros. Ou seja, se o Corinthians decidir vender Alexandre Pato ao receber uma proposta de 18 milhões de euros, por exemplo, o São Paulo receberá 300 mil euros como ressarcimento, correspondente a 10% dos 3 milhões de euros de lucro entre o valor de venda e o valor pago ao Milan.
No São Paulo, a primeira reação da torcida é dividida. Na vitória sobre o Paulista, nesta quarta, houve protesto da principal organizada:”Diretoria, vai se ferrar, trazer o Pato é dar dinheiro pros gambás”, gritou a organizada, na sequência de “Pato é o c…”, repetidas vezes. Os mesmos torcedores, após os protestos, gritaram o nome de Luis Fabiano, que não necessariamente brigará por uma vaga no ataque com Alexandre Pato. Houve também gritos contra o Corinthians.
Emprestado ao São Paulo até o fim de 2015, Pato terá parte dos salários pagos pelo Corinthians. Jadson tinha apenas mais um ano de contrato com o clube do Morumbi, poderia assinar pré-contrato com qualquer outro clube a partir de 1º de julho e sairia de graça, sem indenização ao clube, no fim do ano.
O Corinthians tentou não deixar Alexandre Pato jogar em um rival, mas não conseguiu. Antes de negociar o atacante com o São Paulo, o clube do Parque São Jorge tentou empurrá-lo para pelo menos outros três clubes, sem sucesso. Grêmio e Cruzeiro reclamaram do valor elevado do atleta, que recebe R$ 800 mil, entre salários e direitos de imagem. O Flamengo topou uma troca com Carlos Eduardo, mas aí foi o Corinthians quem não se interessou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*