Eleição 2014

Encerrada a eleição para conselheiros

Acabou exatamente às 17h o pleito que vai eleger os 80 novos conselheiros do  São Paulo. Dos 5.400 sócios aptos, participaram do pleito pouco mais de 3 mil (o número exato ainda está sendo apurado) – um recorde na história do clube. O pleito anterior, em 2008, contou com a participação de 2.519 eleitores.

Provando que as acusações ficaram para trás e que hoje, o que valeu, foi o espírito democrático, terminado o pleito todos os candidatos e seus militantes cantaram bem alto o hino do São Paulo FC. Foi de arrepiar. Além do hino, foi entoado o grito de guerra que nasceu com o próprio São Paulo.

Isso me dá, particularmente, esperança, de que teremos um São Paulo melhor, independente de quem seja eleito.

Pelas previsões inicias, a situação deverá eleger 60% dos candidatos contra 40% da oposição. Isso indicaria a eleição de Carlos Miguel Aidar, pois ele tem uma ligeira maioria entre os vitalícios.

O Tricolornaweb vai divulgar a proporcionalidade assim que for anunciada. Estamos apostos. Afinal, o Tricolornaweb é o site que está com o Sao Paulo

 

São Paulo elege 80 conselheiros no sábado. Entenda como funciona

A partir das 8 horas (de Brasília) de sábado, munido de carteirinha ou cédula de identidade, o sócio do São Paulo elegerá 80 novos nomes para compor o Conselho Deliberativo do clube por seis anos. Essa eleição, que ocorrerá 11 dias antes da definição do próximo presidente, funciona de acordo com um sistema proporcional, detalhado abaixo.

Primeiramente, o associado escolherá no papel de votação uma das duas chapas (a amarela “Avança São Paulo”, de situação, ou a vermelha “SPFC Forte”, de oposição). Depois disso, exclusivamente dentro da legenda selecionada, ele assinalará de zero até 40 dos 120 nomes que concorrem por cada lado. Não se pode votar em candidatos da situação e da oposição ao mesmo tempo.

Acervo/Gazeta Press

Última eleição para conselheiros no São Paulo foi realizada há seis anos, em abril de 2008, no Morumbi

Fechadas as urnas, será apurada a quantidade percentual de votos. Receber 60% do total significará ter 48 cadeiras no Conselho (60% de 80), por exemplo. A partir daí, a definição dos nomes dentro de cada chapa se dará um a um, alternando entre números de matrícula e quantidade individual de votos – o primeiro eleito será o sócio mais antigo da chapa, seguido do que recebeu mais votos, e sucessivamente. Ou seja, se a chapa conseguir 48 vagas, 24 serão baseadas na matrícula, e outras 24 pelos votos.

 

Apenas associados titulares (donos do título) e adimplentes têm direito a voto – aqueles que não estiverem com a mensalidade em dia e quiserem participar da eleição poderão quitar as dívidas em uma tesouraria especial, no próprio dia. De acordo com o clube, atualmente há cerca de 5.400 pessoas aptas a votar, e convidados não terão acesso às dependências do Morumbi.

Para que a eleição tenha início às 8h, é exigida a presença de metade dos votantes mais um (2.701, neste momento) na assembleia. Caso contrário, como historicamente ocorre, a votação começará em segunda chamada marcada para 9h, independentemente do número de presentes. As urnas se fecharão pontualmente às 17h, momento a partir do qual serão contabilizados os votos.

Os 80 conselheiros eleitos substituirão os atuais e se juntarão a 155 vitalícios, em 16 de abril, para eleger o sucessor de Juvenal Juvêncio no comando do São Paulo – Carlos Miguel Aidar, pela situação, e o oposicionista Kalil Rocha Abdalla concorrerão a um mandato de três anos – e o novo presidente do Conselho – o único candidato até aqui para substituir José Carlos Ferreira Alves é Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco -, o qual será acompanhado ainda por um vice e dois secretários.

 

ENTREVISTAS

As entrevistas com os dois candidatos à presidência do São Paulo  estão publicadas, cada um em sua própria página. Agora são os candidatos ao Conselho Deliberativo.

Ao todo serão 240 candidatos, sendo 120 para a situação e 120 para a oposição. As páginas próprias também já estão abertas, e como estamos pedindo para os candidatos nos encaminharem e-mails desde o dia 04 de março, tomamos a decisão de fazer a publicação por ordem de chegada dos e-mails.

Então, os que mandaram já estão na página. Os que ainda não o fizeram devem encaminhar seus dados com suas fotos e um resumo dos principais pontos de campanha. Para tanto abrimos nosso e-mail tricolornaweb@tricolornaweb.com.br para que os candidatos enviem esse material para publicação. Os candidatos deverão encaminhar o nome, número do título, se é situação ou oposição, e-mail para contato e um resumo, no máximo com 500 caracteres, do que pretende fazer, se for eleito.

Desta forma o Tricolornaweb está na eleição do São Paulo FC.

 

Nota do PP: Não iremos “retocar” os textos mandados pelos candidatos. O que quer dizer que quaisquer erros ortográficos são de responsabilidade única e exclusiva de quem os manda.

Paulo Pontes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*