Derrota de Leco no Conselho escancara divisão no clube

Amigo são-paulino, leitor do Tricolornaweb, o Conselho Deliberativo rejeitou na noite desta terça-feira (13), por 78 votos a 60, a proposta da diretoria de renovação de contrato com a TV aberta – entenda-se Globo – para o período 2019/2024 e o consequente pedido de antecipação de R$ 40 milhões de reais, sem contar as luvas, que seriam de R$ 20 milhões. Mais do que uma derrota do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, foi o escancaramento da divisão política que há no clube, hoje sendo sintetizada em três frentes: Leco, Roberto Natel e a oposição.

É sabido que a oposição sozinha não teria chance de rejeitar a proposta. Precisaria contar com alguns situacionistas. Deve-se levar em conta, nesse cenário, o número gigantesco de ausentes: num colégio de 240 conselheiros, 96 não compareceram (levando-se em conta que há seis vagas em aberto entre os vitalícios). Desses ausentes, a grande maioria seria da base de apoio a Leco.

Está bastante evidente que na luta política do São Paulo Leco está de um lado, a oposição de outro e, então, aparece a terceira figura: Roberto Natel. Esse será o fiel da balança em tudo que for levado ao Conselho. E mostra a quantidade de conselheiros que reuniu em torno de si para levar adiante seu objetivo de ser o candidato da situação à presidência do clube em abril próximo.

Roberto Natel, como os senhores sabem, era vice-presidente de Leco. Entregou o cargo quando decidiu lançar sua candidatura, propondo a realização de uma prévia entre ele e Leco. Por isso entendo que a votação desta terça-feira foi uma demonstração de força de Natel. Só não sei se o suficiente para dar-lhe a vaga para a disputa presidencial.

A oposição continua afirmando que fará uma prévia em fevereiro. Alguns nomes estão colocados para o debate: Newton Ferreira (o Newton do Chapéu), Erovan Tadeu, José Roberto Ópice Blun e, menos cotado, Eduardo Alfano. Há quem continue apostando no nome de Julio Casares, que viria com apoio incondicional de Abilio Diniz. Casares, com quem tenho tido contatos constantes, continua negando com veemência essa candidatura, alegando falta de tempo pelos seus afazeres profissionais. E há outro detalhe nessa questão: Casares é o coordenador do grupo Participação, ao qual pertence Leco.

Já ocorreram algumas conversas de Roberto Natel com membros da oposição. O ex-presidente Fernando Casal de Rey, um dos principais nomes oposicionistas negou, em contato que teve comigo, que haveria espaço para Natel na oposição. Mas eu lembro que a política é muito dinâmica e quem vê hoje uma rosa amarela pode vê-la vermelha daqui a alguns minutos.

Quanto a Leco cabe chamar seus vice-presidentes, diretores e conselheiros que compõem sua base para definir quem está e quem não está ao seu lado. Ou Leco expurga da diretoria quem não trilha seu caminho, ou terá sua candidatura à reeleição seriamente ameaçada.

E notem que aqui não estou fazendo juízo de valor em apoio a este ou aquele nome. Apenas expondo a conclusão que tirei depois do movimento político que vi no clube nestes últimos dias, e que culminou com o resultado da sessão do Conselho Deliberativo. É fato que muitos outros capítulos virão, mas as turbulências tendem a aumentar a partir de agora.

7 comentários em “Derrota de Leco no Conselho escancara divisão no clube

  1. Caros, desculpem o pessimismo. Acho que a única solução para o Sao Paulo é a torcida invadir a próxima reunião do conselho e dar uns tabefes em quem por lá estiver. Como fizeram no CT. Sim, porque o São Paulo é um clube cheio de wesleys e carlinhos. Leco, contava com a antecipação da TV para contratar. Prometeu um time forte que é incapaz de entregar. Passou o ano se gabando de ter saneado as finanças. Balela. Estamos tão quebrados quanto nos tempos de JJ.
    Não adianta achar que a eleição resolverá o problema. Nenhum candidato resolverá. O problema é o sistema. É a cultura. Ou a gestão se profissionaliza, de verdade, ou nada vai mudar. Continuaremos despencando buraco adentro. Vamos virar o Corinthians do Dualibi. E depois a Portuguesa. E, então, as glórias serão passado. E mais nada. Para quem seus filhos e netos irão torcer?

  2. Paulo,

    O quorum baixo de presentes, na votação do novo estatuto e de ontem é inaceitável, demonstra que boa parte dos conselheiros estão pouco preocupados e envolvidos com o que é de fato importante ao São Paulo.

    Paulo, você poderia levantar os nomes de todos os ausentes, para que possam se manifestar?

  3. paulo rp meu amigo .

    tem lido jornais nos últimos dias ?

    ainda me acha bobo por pedir eleiçoes já ?

    ainda acha que a melhor solução para o brasil e manter temer ate 2018 ?

    abraços para você

  4. Espero que essa carta chegue às mãos da diretoria do soberano

    Carta planejamento 2017

    Limpeza de elenco : Carlinhos , bruno ,Michel bastos , Gilberto , kelvin , Auro ,lucão , Robson , esse jogadores não servem para o soberano em 2017

    Contratação para 2017 : um volante de marcação , um lateral esquerdo, um meia de armação , um atacante de lado de campo .

    Sugestões de jogadores: marinho do vitoria e Otávio do atlético paranaense

    Limpeza em todo o departamento de preparadores do soberano(isso o Mito já está fazendo ) e a contração de um bom preparado físico.

    Demissão do Diretor de marketing e contração de alguém competente que coloque o soberano em destaque nas mídias sócias de forma positiva .

    Contratação de um bom psicólogo que seja especialista em motivar grupo

    Faça um nova cartinha para entrega os jogadores explicando o que é jogar pelo soberano, assim como tem em grandes clubes do mundo para que o jogador saiba onde está jogando .

    Ai está a minha contribuição para o soberano

    pra sempre soberano

  5. A política é muito dinâmica e se movimenta mais que as ondas no mar. Até março próximo ainda haverão muitos conchavos. De qualquer forma, ficou sinalizado que o Leco não dispõe de um apoio que possa sustentar sua candidatura sem sobressaltos. Vamos continuara acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.